"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

ANOTAÇÕES POLÍTICAS

O PERFIL IDEAL

Murilo Ferreira, presidente da Vale, foi eleito nesta quarta-feira, 29 de abril, presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Aquele mesmo conselhão já presidido por Dilma Vana em pleno estouro da boiada na Petrozorra, depois por Guido Mantega e, até ontem, um pouquinho por Luciano Coutinho, dono do BNDES.

Deixem então que eu lhes conte um segredinho de Polichinelo: a Vale acaba de apresentar um prejuízo líquido de R$ 9,5 bilhões só no primeiro trimestre deste glorioso ano de 2015.

Quer dizer, Murilo Ferreira tem o perfil ideal. Ele preenche todos os requisitos para presidir o Conselhão da Petrobras.

OVOS DE OURO


O ministro Manoel Dias, do Trabalho, não vai ser demitido por Dilma Vana. Dilma Vana atendendo às ordens de Lula - O Mentor Malfazejo, fingiu que não viu e nem ouviu a confissão de desamor de Carlos Lupi, dono do PDT, revelando que "o PT roubou demais".

Agora, a gente fica sem saber se ela resolveu "engolir sapo", como recomendou seu criador, ou se preferiu "ciscar pra dentro", como a outra sugestão de Lula, O Senhor da Galinha dos Ovos de Ouro.

RODAPÉ - Ficava estranho e seria tomar-me de muitas confianças dizer "A Galinha dos Ovos de Ouro, de Lula". Ele pode até estar rico, mas não chega a tanto.


PARA O MINISTRO DOS TRANSPORTES OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS

O atual ministro dos Transportes - o governo Dilma-2 tem isso - Antônio Carlos Rodrigues diz que "obras vão parar" por causa da Lava-Jato. Tá, mas ele falou isso com alegria, ou com tristeza?


Se falou com tristeza, então é por que ele acha que os fins justificam os meios.

Quer dizer, não faz mal que as obras sejam super ou hiper-faturadas, tanto faz que os brasileiros sejam roubados por esse cartel de empreiteiros que se apropriaram indebitamente do Brasil.

Para esse ministro de ocasião, os corruptos e propineiros estão certos e a Operação Lava-Jato está errada. Esse tal de Antônio Carlos Rodrigues, vereador do PR de São Paulo, só poderia mesmo ser ministro desse tipo de governo.

O que a Lava-Jato vai paralisar é o Ministério dos Transportes que, sem obras - e essas obras são arapucas bandalhas - é igual a relógio que atrasa: não adianta. Pega o teu boné e te manda que tão pegando, meu.


A GENTE ANDA CHEIO DE RAIVA, DE MEDO, DE INDIGNAÇÃO...

A gente já anda cheio de raiva, de medo e de indignação pelos abusos que sofremos todo santo dia praticados pelos bandidos do asfalto, pelos arrastões, pelos sequestradores, pelos donos do poder que, em nome dos governos que sofremos, se apropriaram do nosso país e das nossas esperanças...

A gente está tão cheio de raiva, de medo, de indignação e ainda é cutucado por insanidades cruéis como essas execuções a fuzil, cadeiras elétricas, injeções letais - cometidas por autoridades de tamanho poder que decretam a vida e a morte de uma pessoa assim como quem troca de camisa manchada de batom, ou de cueca suja de dólares deslavados.

Sei lá, por que não falei em decotes esgaçados a mãos quase limpas e intempestivas, ou em calcinhas manchadas de sêmen...

SEI LÁ...

A gente anda tão cheio de raiva, de medo e de indignação pela decadência dos Poderes constituídos que, ao tentarmos nos livrar das armadilhas da manipulada máquina governamental, caímos de bruços nas garras de um Parlamento pútrido e corrompido e, quando dele conseguimos nos livrar, batemos com os dentes de frente no aparelhamento do Judiciário.

É assim que, de quando em quando, a gente sonha com a volta da Lei de Talião, aquela coisa do dente por dente, olho por olho. E dá vontade de roubar dessa gente que nos rouba; e de matar essa gente que nos mata.

O GRANDE MAL

O grande mal, o pior mal que os malfeitores nos causam é que eles transferem para cada um de nós a crueldade de seus delitos, de seus crimes, de seus malfeitos.

Se o cara mata a mãe da gente, a gente tem vontade de matar a mãe dele; se o cara estupra um amor da gente, a gente quer que alguém estupre a infeliz que tem amor por ele; se o cara rouba da Petrobras, ou do Palácio do Planalto, de um reles ministério e fica rico, a gente quer ficar rico assim do mesmo jeito.

É a lei da bala com bala. Do troco, do revide. Pior: é a lei da macaquice, da paródia, da imitação. É o espírito de duende embriagador desse Brasil da Silva que se alastra e se incorpora nos brasileiros que ainda acreditam no Brasil da Lava-Jato.

NOSSA PENA DE MORTE

Gente, a gente anda tão cheio de raiva, de medo, de indignação que nem se dá conta de que a pena de morte já existe no Brasil, desde que Pedro Álvares Cabral saiu atrás das Índias e se enganou com a batina do Padre Anchieta.

A pena de morte está ao nosso alcance lá no Código Penal, sob a capa e o disfarce da Legítima Defesa. Então a coisa é esta: devagar com o andor que a gente é crente, crédulo, sincrético, até católico apostador romano e o santo é de barro.

Basta esperar que ele caia - e a gente pode até dar um jeitinho de que ele se estrebuche - para que se faça justiça. Com as próprias mãos. Mas sempre com o sério risco de cortá-las, de feri-las com os cacos do ídolo caído.

PRIMEIRO, A REVOLUÇÃO ÉTICA

O que não se pode fazer nesse Brasil da Silva é adotar oficialmente a pena de morte. É que por aqui não há organismos nem autoridades que mereçam a nossa confiança para que tenham ou detenham o poder da vida e da morte sobre a gente; sobre as gentes.

O Brasil precisa primeiro - vou me repetir aqui - de uma Revolução Ética. Um revolução de costumes que nos garanta que o direito moral não continuará escravo, como tem sido até aqui, do direito formal. O Brasil precisa derrubar o império dos procrastinadores da lei e da justiça.

Para começar, a gente precisaria apenas que as sentenças fossem cumpridas pelo tempo em que as leis hoje determinam. De fio a pavio, de cabo a rabo, do princípio ao fim. Sem progressões, sem concessões, sem visitas íntimas, sem saidinhas de Páscoa, Dia das Mães, Natal e Ano Bom e muito menos, sem saidinhas de banco para lavagem de pistas e de dinheiro.

Que cumprissem todos as penas a que foram condenados, sem distinção de raça, de cor, de riqueza ou pobreza, de clube de futebol ou de partido político. Pagando, todos, sem exceção, com trabalho no tempo de cárcere pela comida, pelo pão de cada dia e pelos remédios que precisarem.

Isso seria muito mais que pena de morte; pena de vida.

PELA MORTE DO BANDIDO

Se assim fosse, ou se assim ainda vai ser um dia, pode até alguém pensar no estabelecimento da pena de morte pelo Estado perfeito e competente.

De minha parte já vou dizendo: sou contra a pena de morte, mas não sou contra a morte do bandido. Simples assim: se contrário fosse, eu estaria arrepiando o instituto da Legitima Defesa da vida, do patrimônio, da honra... E me livrem todos os santos que não sejam de barro, desse pecado mortal.

MENOS ELES


Ah, essa coisa da pena de morte não é pro nosso bico; nem pro bico-surubico que nos deu tamanho bico por nascer num país tropical que já foi abençoado por Deus e bonito por natureza. Não é pro nosso bico, por que nesse Brasil da Silva o crime organizado saiu das ruas e entrou para o Estado.

E somos todos iguais perante a lei, menos os que mandam na gente.


STF PROMOVE REVOADA DE AVES DE RAPINA

Pois então, como se esperava a 2ª Turma do Supremo Tribunal do Governo Federal está se saindo melhor do que a encomenda. Ontem mandou de volta pra casa um bando de nove empreiteiros que estavam presos na hotelaria da Polícia Federal em Curitiba.

Os prezados companheiros são todos acusados de corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha - que atende pelo codinome de cartel - desvio, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

A 2ª Turma autorizou a revoada dessas aves de rapina para o doce aconchego de uma boa prisão domiciliar, com o requintado detalhe de uma tornozeleira eletrônica para cada exemplar dessa fauna de predadores do patrimônio que pertence a todos nós, brasileiros de segunda classe.

O placar foi de 3 x 2 para o time dos presos. E os goleadores foram Teori Zavascki, relator da turma; Gilmar Mendes, o Estranho; e Dias Toffoli, o Óbvio Lulante.

A cambada que foi para casa, não pode voltar às suas respectivas empresas, tem que devolver os passaportes em dois dias, usar como adorno as tornozeleiras eletrônicas, de 15 em 15 dias cada um deles deve se apresentar à Justiça e não nenhum deles pode manter contato com outros envolvidos na Operação Lava-Jato.



No conjunto de restrições, nada consta contra a visita dos advogados de cada um deles, quando bem quiserem e para o que bem entenderem. E é aí então que mora o perigo. Cada nobre causídico poderá ser promovido a pombo-correio nessa fauna de rapinagem.

E inda que mal pergunte: quem vai cuidar dessa pandilha 24 horas por dia?!? Desde já, os brasileiros de boa índole agradecem, penhorados, os relevantes serviços prestados por essa notável 2ª Turma do Supremo do Governo.

RODAPÉ - Cá pra nós, mas não lhe parece que esse Supremo Tribunal do Governo quando trata de escândalos superlativos, como Mensalão, Pasadenão, Petrolão, age como se fosse um cartel de soberanos, digamos, taxativos?

MARTA TROCA O PT POR "UM NOVO CAMINHO"


E, afinal, depois de muito chute no traseiro, Marta Suplicy deixa o PT após 33 anos de militância no partido de Lula, o Mistagogo Petista. Disse que vai buscar "um novo caminho". Besteira. Conversa mole pra molusco se engasgar. Quem é do mar não enjoa: ela vai buscar é outro partido, por que o caminho é o mesmo de sempre: a Prefeitura de São Paulo.

ACAREAÇÃO

Como era de se esperar, não deu em nada a acareação entre Alberto Youssef e Marice Lima. Os dois são sócios da mesma confraria, rezam na mesma gruta, o Sindicato da Intermediação e Operação de Negócios Públicos & Notórios.

Um olhou na cara do outro, não riu nem nada, e olho no olho, Youssef repetiu tudo que tinha dito, inclusive sobre aqueles dois repasses de R$ 320 mil a Marlice, por ordem de Vaccari, tesoureiro do PT e, por obra do destino, cunhado da acareada.

De sua parte Marlice, olho no olho, cara a cara, não disse e ainda desdisse sem nada dizer. O detalhe é que Youssef é delator premiado. Marlice Lima é só irmã da mulher de Vaccari.

E, como todo mundo sabe por indução do velho e pranteado Leonel de Moura Brizola, o Caudilho das Frases de Efeito, "cunhado não é parente".

DADOS DO NEPAL

Governo diz que a tragédia no Nepal já causou 5 mil mortes, mas que "esse número pode chegar a 10 mil". Quer dizer, as contas devem estar sendo feitas pelo Ibope ou Datafolha: a margem de erro é apenas o dobro para mais, pois todo mundo sabe que para menos não pode ser.

BRASIL E INDONÉSIA ESTÃO DE MAL

O corpo de Rodrigo Gularte, fuzilado ontem em Jacarta, pode demorar a chegar no Brasil. Para o Itamaraty pode parecer que o erro final do brasileiro fuzilado foi pedir para ser enterrado no Brasil.

Na verdade, se os nanicos diplomáticos resolverem sair dos salamaleques e dos lamentos póstumos, logo, logo o último desejo de Rodrigo será atendido. Quanto às relações entre Brasil e Indonésia, parece que Dilma e Hasan estão de mal... Tomara que nunca façam as pazes.

TERCEIRIZAÇÃO TRAMITA

E a terceirização já está tramitando na Câmara dos Deputados. O que é mesmo que isso significa ninguém sabe, ninguém viu. Verdade é que se trata, como diria Lula, o Mestre Malfazejo, de uma faca de dois legumes. A terceirização é defendida com unhas e dentes pelos patrões, rechaçada veementemente pelos pelegos e cinicamente pelo governo. Só nos resta desconfiar.


EU COMO A GALINHA...


Aldemir Bendine, o coroado da Petrobras, diz que em 40 dias aquela Casa do Petróleo que já foi nosso vai apresentar um "novo plano de negócios". Ah, tá. Eu falei que ele é coroado; eu não disse que ele é delator premiado. Então, acredite, se quiser.

Em todo caso, o anúncio serviu para eriçar os pelos dos melhores consultores e lobistas do ramo.

Estão todos a postos, eis que a comissão de intermediação vale tanto a pena como se fosse um daqueles "salários de êxito" que a expedita e breve chef@ da Casa Civil Erenice Guerra (*) conseguia na mais santa paz como "taxa de sucesso", para a Capital Assessoria, de seu filho Israel Guerra.


Quando você ouvir de um arauto do governo falar em obras ou em negócios pense logo em "taxa de sucesso", vulgo tráfico de influência. Esse mal não tem cura,é da natureza do Brasil da Silva.

De minha parte, quando ouço e vejo essas coisas, volto sempre àquela brincadeira de criança quando se fazia um trato que era selado por um aperto de mãos: - Aperte aqui a mão, aperte os ossos; somos sócios... Eu como a galinha e você lambe os ossos.

(*) - BREVE, por que Erenice Guerra escolhida a dedo por Dilma Vana foi chefona da Casa Civil no largo período de rápida prosperidade que transcorreu de 30 de março a 16 de setembro de 2010.



30 de abril de 2015
in governo invisível

Nenhum comentário:

Postar um comentário