"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA NA POLÍTICA, FHC E LULA


Faces da mesma moeda

Não é nenhum lenitivo saber que no mundo desenvolvido também há corrupção e linhas claras da ética são ultrapassadas. Às vezes esquecemos disso. Mas foi publicado aqui na Tribuna da Internet um artigo de Plínio Fraga, do site Yahoo, que se refere diretamente a isso.

“Em outubro de 2010, Clinton aceitou US$ 225 mil para proferir palestra na Jamaica, em evento patrocinado pela empresa irlandesa Digicel telecom. Apenas algumas semanas antes, a Digicel tinha apresentado um pedido a uma das agências do Departamento de Estado de empréstimo de milhões para financiar serviço de transferência de dinheiro por meio de telefonia móvel no Haiti. Dois meses após o discurso, a Digicel recebeu a primeira parcela do dinheiro.
Faz um mês uma construtora informou ter pago viagens de Lula e FHC para palestras internacionais em países que tinha interesses. Bons tempos em que ex-presidentes voltavam-se apenas para as memórias como forma de proteger seu legado. Agora deixam gordas heranças” – disse o jornalista.


FALTA DE ÉTICA

Eu entendi que o artigo fala sobre corrupção ou, no mínimo, falta de ética de ex-presidentes de países “”democratas”” (capitalistas) no trato da coisa pública. Aqui como lá. O mote são as tais “palestras internacionais.” É só lembrarmos que o ex FHC, usando de sofismas (“o que é bom a gente publica, o que é ruim a gente esconde”), quando subiu a rampa e subornou (com o nosso dinheiro) ratazanas peludas (deputados) para ficar mais 4 anos distribuindo benesses entre os seus parentes e amigos e afundando o Brasil, disse em alto e bom som: “Esqueçam tudo o que falei/escrevi”.

E o que ele fez? Simplesmente ensinou aos outros “democratas” como piratear grandes empresas nacionais e sumir com o pagamento, cujo dono (nós, cidadãos contribuintes) não sabe até hoje aonde foi parar.

Aliás, foi a operação de “compra e venda” mais espetacular da História da Humanidade: o vendedor é que pagou a operação: o comprador ficou com a mercadoria e o pagamento. Enfim, coisas da “ética política brasileira”. Quanto ao outro ex, até as pedras sabem que é analfabeto de gerações. Eu não votei em nenhum do dois!

27 de abril de 2015
Dione Castro da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário