"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

CUNHADA DO PETISTA VACCARI QUE ESTAVA FORAGIDA SE ENTREGA E VAI PARA PRISÃO DA PF


 
 
(G1) A cunhada do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, Marice Correa de Lima, que estava foragida da polícia, se entregou na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, às 13h55 desta sexta-feira (17). Ela chegou acompanhada do advogado Cláudio Pimentel e não quis falar com a imprensa. Conforme a defesa, Marice voltou de um congresso no Panamá, onde estava há dez dias. A viagem ao exterior, afirma Pimentel, ocorreu antes do mandado de prisão temporária.

O mandado de prisão temporária expedido na quarta-feira (15) quando foi deflagrada a 12ª fase da Operação Lava Jato. Vaccari Neto foi preso na casa dele em São Paulo e já está na carceragem da PF.
O mandado de prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogado pelo mesmo período. A data passa a valer a partir da prisão. Durante a operação, a PF também cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de Marice e apreendeu vários documentos.

As investigações do Ministério Público Federal (MPF) apontam que Marice teria adquirido um apartamento por R$ 200 mil e o vendido para a empresa OAS por R$ 400 mil. O mesmo imóvel teria sido vendido pela empreiteira por um valor menor. “Aparentemente é uma operação típica de lavagem de dinheiro”, disse o Ministério Público Federal Carlos Fernando dos Santos.

Entre os fatos que chamam a atenção, ainda segundo o MPF, estão as "inconsistências fiscais" de Marice. De acordo com despacho assinado por Sergio Moro, ela não tinha "capacidade financeira" para suportar o aumento de renda declarado.

O advogado, entretanto, garante que a suspeita não terá problemas para explicar sua movimentação financeira, já que tudo está declarado no Imposto de Renda. "Não haverá dificuldade nenhuma para provar a inocência dela", disse.

A Operação Lava Jato foi deflagrada pela PF em março e 2014 e investiga um esquema  bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A última fase da operação foi deflagrada na última sexta-feira (10) e prendeu sete pessoas. Entre elas três ex-deputados federais: André Vargas, Luiz Argôlo (SDD-BA) e Pedro Corrêa (PP-PE).

17 de abril de 2015
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário