"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

A ÚLTIMA TRINCHEIRA...

Prisão de Vaccari faz desabar a última pilastra da corrupção na Petrobrás




A prisão de João Vaccari, tesoureiro do PT, decretada pelo Juiz Sergio Moro e efetivada na manhã de quarta-feira, na realidade faz desabar a última pilastra que sustentava o que resta de enigma no esquema de corrupção que conduziu o assalto gigantesco contra a Petrobrás, ao ponto de atingir, tanto direta quanto indiretamente, o patrimônio da empresa e desestabilizar a própria economia brasileira.

Pelos depoimentos recolhidos e publicados na imprensa, incluindo os relatos dos principais personagens que firmaram as delações premiadas, João Vaccari era espécie de centro de gravidade da captação e redistribuição de recursos financeiros obtidos junto a empresas empreiteiras e fornecedores de equipamentos e serviços da Petrobrás.

O absurdo depoimento do tesoureiro do PT à CPI da Câmara dos Deputados, uma fantasia teatral montada para desviar a atenção sobre a força dos fatos, terminou, como era lógico esperar, transformando-se na maior peça de acusação contra si próprio.
Pois, como inclusive acentuou Fernando Gabeira em reportagem apresentada pela GloboNews, as perguntas tornaram-se muito mais importantes do que as não respostas do estranho depoente que, ao tentar vagamente se defender, acabou contraditoriamente sendo o acusador de si mesmo.

COLOCAÇÕES DESCONEXAS

Seus silêncios e colocações desconexas não só confirmaram as acusações de que se tornou alvo, mas sobretudo agravaram o conteúdo das ações das quais é personagem de raro destaque. Ocupando cargo no Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, sua astúcia não o fez compreender o plano inclinado no qual estava inserido, pois várias figuras do próprio partido, como o ex-governador Tarso Genro, pediam seu afastamento.

Não se afastando, nem sendo afastado, tornando-se a última pilastra de sustentação de um esquema do qual fazia parte e que agora explodiu. A explosão abre caminho ao aprofundamento ainda maior das investigações, uma vez que Vacari passou a estar cercado por todos os lados.

Se correntes do PT já lhe eram hostis, agora outras facções passam a temê-lo intensamente, enquanto um terceiro grupo dele passou a desejar uma prudente distância. Personagem de Hitchcock, “o homem que sabia demais”, Vaccari passou da condição de solidário para a de solitário. Desabou a última defesa de um claro enigma.

CONY NÃO ESCREVEU BASTA E FORA

Carlos Heitor Cony, em sua coluna da Folha de São Paulo, edição de terça-feira, rebateu versões que às vezes circulam por aí, de que teria sido, no Correio da Manhã, o autor dos artigos Basta e Fora que precederam os dramáticos últimos dias do governo João Goulart em 1964. Cony disse exatamente a verdade. O autor desses dois artigos foi o jornalista Edmundo Muniz que, por destino, acabou Secretário de Cultura do governo Leonel Brizola no RJ.

Houve – eu trabalhava no jornal que se foi com o tempo – um terceiro artigo: Basta e Fora, publicado no mesmo dia em que Jango deixava o poder e rumava para o exílio em Mentevideu. A autoria deste é do mesmo Edmundo Moniz com a parceria do crítico de cinema, Antônio Moniz Viana. Formaram uma trilogia. Porém existe um quarto editorial, esquecido pelos historiadores e escrito magistralmente pelo grande Oto Maria Carpeaux: Basta:Fora a Ditadura. Carpeaux foi profético. Depois do crepúsculo de Goulart, veio a longa noite da ditadura. Durou 21 anos.


17 de abril de 2015
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário