"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Lula adverte que PT sabe brigar, "sobretudo quando o Stédile colocar o exército dele na rua"

 
Enquanto a desgastada e estressada Dilma Rousseff, magrinha em sua popularidade, faz dieta para perder peso (já que apoio popular não consegue mais ganhar mais da massa), a nazicomunopetralhada dá mais uma demonstração de como será radical e violenta a fase de agravamento do impasse institucional no Brasil, em função das denúncias do Petrolão, combinadas com o aumento da crise econômica (o que, de fato, costuma derrubar governos). Dilma na base do "come zero" e a porrada comendo nas ruas é um perigoso sinal de como o partido-seita reagirá à perda de poder e hegemonia.
O tal ato "em defesa da Petrobras", promovido pela cúpula cara de pau do petismo, na porta da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, se transformou em um pancadaria. Houve confronto contra um grupo denominado "Liberdade Anticorrupção" - que pregava o impeachment da Dilma. O líder Lula conseguiu chegar à ABI às 19h 24min, sendo protegido por seus militantes profissionais, que gritavam as velhas frases fundamentalistas: "Lula, guerreiro do povo brasileiro"; "Lula sai do chão, o Petróleo é do Povão".
No auditório da ABI, Lula praticou sua fascistada costumeira contra a imprensa - considerada sua inimiga máxima - na discurseira de 30 minutos de duração. Como sempre, Lula apelou para a mentira populista: "O que estamos vendo é a criminalização da ascensão de uma classe social nesse país. As pessoas subiram um degrau e isso incomoda a elite. Quando se faz isso, o processo começa pela sentença. É a tal da teoria do domínio do fato. É o pressuposto de que a mãe tem que saber que o filho é drogado ou foi mal na escola. Nossa querida Dilma tem que levantar a cabeça e dizer: eu ganhei as eleições. E governar o país. Não pode ficar dando trela senão ficamos paralisadosNós ganhamos a eleição e parecemos envergonhados. Eles perderam e andam por aí, pomposos".
 
Em seguida, Lula explicitou sua linha de radicalização, advertindo que sua turma sabe partir para a porrada, sempre que é preciso. Para isso, convocou até o líder do Movimento dos Sem Terra, João Pedro Stédile, que estava ao lado dele, como um dos organizadores do ato de ontem: " Em vez de ficarmos chorando, vamos defender o que é nosso. Defender a Petrobras é defender a democracia e defender a democracia é defender a continuidade do desenvolvimento social nesse país. Quero paz e democracia, mas também sabemos brigar. Sobretudo quando o Stedile colocar o exército dele nas ruas".
 
Assim, com a ameaça explícita de Lula, vamos rumo a um impasse institucional gravíssimo... 

Mesa de Sinuca Oval
 
Resumindo: O Brasil está em uma sinuca brincada em mesa oval. As tacadas são surpreendentes. Exigem mira geometricamente elaborada. Tudo pode acontecer. Os planos são feitos, mal feitos e refeitos. Na mesa de impactos e rebotes pouco previsíveis, ainda tem um aspecto fatídico e imponderável: a gente planeja, mas quem os executa é a realidade. Por isso, nosso destino parece tão incerto. O clima é de impasse institucional combinado com uma crise econômica nunca antes vista e com efeitos imprevisíveis. A hora de pagar caro pelas "escorregadinhas" se aproxima, perigosamente.
 
No entanto, apesar da turbulência, a tendência é pela acomodação de sempre. A diferença é que será uma mesmice com bagunça, radicalismo, preconceito, conflito e violência - que podem beirar uma guerra civil. Aparentemente, o desejo do brasileiro é por "mudança". Nem que seja apenas para "tirar" a Dilma. Ou então para mudar alguns do parlamento e dos palácios para o parlatório da penitenciária... Se a intenção de mudança conseguir virar um sentimento mais arraigado, uma convicção pragmática e uma vontade objetiva, quem sabe, se materialize...
 
Vence quem tiver hegemonia. Qual será mais forte: a reação (se realmente vier de uma oposição construtiva) ou a contra-reação de quem não deseja mudanças e já aparelha a perdulária e corrupta máquina estatal há tanto tempo. Tudo vai depender das próximas e derradeiras tacadas, até o utópico juízo final no purgatório do paraíso tupiniquim. Aos jogadores, nada custa lembrar: a mesa de sinuca é oval. O buraco é sempre mais embaixo, mais em cima, ou mais ao lado, bem difícil de acertar... Errar uma jogada política e econômica (e por que não dizer institucional) nunca foi tão previsível, perigoso e fatal...
 
O grande culpado
 
E Lula deve ser o Padrinho (godfather) da criança...

Rock do Impeachment
 

O refrão do rock vai pegar: "Todo mundo já sabe que a anta sabia/que o molusco mandava e ela obedecia"...
 
Como é que fica, Wagner?

Comoventes as palavras do ministro da Defesa, Jaques Wagner, ontem, durante visita ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), no Estaleiro e Base Naval, em Itaguaí, no Rio de Janeiro:

"Eu entendo que o Brasil tem que separar duas coisas: as investigações que correm pelo MP, pelo poder judiciário e pela PF e a nossa agenda de governo. A luta contra a corrupção é ininterrupta, porque onde tem dinheiro tem sedução. Infelizmente é assim em qualquer parte do mundo".

Wagner também tentou justificar que "imagina" ter sido cogitado como testemunha de defesa de Ricardo Pessoa, executivo da UTC apontado nas investigações como o líder do "Clube das Empreiteiras", porque as obras da empresa na Bahia - onde foi governador de 2006 a 2014 - não registram nenhuma irregularidade.

Agora, uma perguntinha aos comandantes militares: como vai ficar a brincadeira se o ministro da defesa acabar citado ou indiciado em algum rolo do Petrolão?

Todos no limite
 
 
Matra denuncia
 
Por meio da Portaria nº 30.305, publicada na edição de sábado (21) do Diário Oficial do Município de Marília, o prefeito Vinícius Camarinha nomeou Silmara Maria Atílio para o exercício do cargo em comissão de Coordenadora de Serviços Diversos da Secretaria Municipal da Saúde.
 
Além de já ter ocupado a mesma função durante o governo do ex-prefeito Ticiano Tóffoli, Silmara é beneficiária do Programa Bolsa Família desde 2010 e proprietária de açougue no Bairro Santa Antonieta.
 
A denúncia é da ONG Marília Transparente - que faz um belíssimo trabalho de combate à corrupção e aperfeiçoamento da gestão pública nesta grande cidade do interior de São Paulo.
Copa no Natal? Vi te catar...
 
A decisão final sobre o período da Copa de 2022 será tomada entre os dias 19 e 20 de março, durante a reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique.

A Fifa tenta mudar o Mundial do verão no hemisfério norte (entre junho e julho) para o inverno (novembro/dezembro ou janeiro fevereiro) para fugir das altas temperaturas do Qatar.
 
No inverno, a temperatura no país gira em torno de 26ºC, enquanto no verão ela fica em torno de 42ºC, podendo chegar a 50ºC.

Bastava querer
Do Renato Maurício Prado, em sua coluna em o Globo, um comentário futebolístico-político pertinente:
 
"Mais de cem torcedores de Vasco e Fluminense foram presos por brigas fora do estádio, antes do clássico de domingo passado. Se a Justiça quisesse, bastava fichá-los e obrigá-los a passar a comparecer a uma delegacia nos dias de jogos — ficando, assim, impedidos de ir aos campos e de criar novas badernas. Foi desta forma que a Inglaterra controlou os “Hooligans”. Mas num país em que o Ministro da Justiça acha normal receber os advogados dos envolvidos nos escândalos da Operação Lava Jato, dá pra ter alguma esperança de que os problemas de violência no futebol serão sanados?"
 
Juiz com carro do Eike
 
 
Ainda bem que a Turma do Casseta & Planeta continua fazendo justiça com as próprias piadas...
 
O caso está sendo investigado pela Corregedoria, mas será uma gigantesca pisada na toga se ficar confirmado (como fotos mostraram) que o juiz Flávio de Souza foi flagrado dirigindo o caríssimo Porsche Cayenne de Eike Batista, apreendido pela Polícia Federal na casa do empresário.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região confirmou que a votação para decidir se o juiz será ou não afastado do processo está marcada para a próxima terça-feira, dia 3 de março.
O desembargador federal Marcello Granado, que pediu vistas dos autos, vai retomar a pauta da sessão, que já tinha dois votos a favor do afastamento de Flávio de Souza.
Maldição do 13 continua

O Bem Doado

 
                          
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!
 
25 de fevereiro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário