"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Até Lula já dá sinal verde para Dilma tirar Cardozo da Justiça por ter recebido advogados de empreiteiros


Até o Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva já teria pedido ontem, a aliados, a cabeça do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pela bobagem institucional de ter recebido advogados de empreiteiras enroladas na Lava Jato em um momento política e juridicamente delicadíssimo. O problema é que Dilma, considerando-o um de seus "seis homens fortes da Presidência", não pretende retirar Cardozo do cargo, até porque não tem quem o substitua. Assim, além do aumento da carestia, dos combustíveis, da inflação, do desemprego e de todas as crises, Dilma aumenta ainda mais seu desgaste rumo ao agravamento do impasse institucional. O fato objetivo é que ninguém suporta mais tanta incompetência e sacanagem no Brasil.

O ministro Cardozo soltou ontem uma patética nota oficial para tentar justificar o ética e moralmente injustificável. Segundo ele só faltou jurar, em nenhum momento, tratou com advogados sobre decisões de Moro relacionadas as investigações sobre fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras: “Em nenhum momento recebeu qualquer solicitação de advogados de investigados na operação Lava-jato para que atuasse no sentido de criar qualquer obstáculo ao curso das investigações em questão ou para atuar em seu favor em relação à medidas judiciais decididas pelos órgãos jurisdicionais competentes. Caso tivesse recebido qualquer solicitação a respeito, em face da sua imoralidade e manifesta ilegalidade, teria tomado de pronto as medidas apropriadas para punição de tais condutas indevidas”.

Cardozo reagiu com a notinha depois de ter apanhado feio pela bobagem cometida. O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, considerou ‘intolerável’ e ‘reprovável’ a atitude de advogados de empreiteiras e acusados da Operação Lava-Jato de se reunirem com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo: “Intolerável, porém, que emissários dos dirigentes presos e das empreiteiras pretendam discutir o processo judicial e as decisões judiciais com autoridades políticas, em total desvirtuamento do devido processo legal e com risco à integridade da Justiça e à aplicação da lei penal”Este foi o teor do despacho do Homem de Gelo para negar o pedido de liberdade para Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC Engenharia, acusado de ser o comandante do chamado "Clube das Empreiteiras" que dirigiam negociatas e propinas na Petrobras. 


Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, transformado em uma espécie de símbolo do combate à corrupção pela atuação no julgamento do Mensalão, Joaquim Barbosa já tinha pontificado em suas twittadas carnavalescas, para desespero da nazicomunopetralhada que odeia a verdade objetiva dos fatos: “Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a presidente Dilma demita imediatamente o ministro da Justiça”.

Embora não tenha moral para mais nada, sobretudo para governar, Dilma não tem alternativa. Se insistir com Cardozo na Justiça tem tudo para terminar justiçada, no mínimo política e juridicamente, pelo legislativo, pelo judiciário e pelo clamor popular. Triste fim de Dilma Rousseff, a Viúva Porcina do Brasil, aquela que foi Presidenta, sem nunca ter conseguido ser Presidente de verdade.

E a temperatura no inferno vai subir de verdade, quando, finalmente, as autoridades judiciárias e afins pararem de sonegar ao cidadão-eleitor-contribuinte os nomes dos políticos (seriam 33 ou mais?) envolvidos nos escândalos detalhados pelos réus delatores dos processos da Operação Lava Jato. O começo desta verdadeira "Operação Lava Rato" tende a ser fatal para o desgoverno nazicomunopetralha.

Homem de Gelo


Menos, Cardozo, menos!

Em nota na qual esclarece o entendimento do ministro José Eduardo Cardozo relativamente ao fato de receber advogados, o Ministério da Justiça afirmou enfaticamente que “é dever do Ministro da Justiça e de quaisquer servidores públicos receber advogados no regular exercício da profissão conforme determina o Estatuto da Advocacia".


O respeitável público espera que os servidores públicos delegados da Polícia Federal que atuam no caso Lava Jato não levem ao pé da letra o que apregoa o seu chefe.

General da Petrobras

O General Enzo Martins Peri já se prepara para assumir o tradicional posto que é reservado a quem deixa o cargo de Comandante do Exército: a função de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

Enquanto se prepara para o lugar hoje ocupado pelo também ex-chefe da força terrestre, General Francisco de Albuquerque, o General Enzo já tem sido visto em visitas cuidadosas á penhorada sede da Petrobras.

O engenheiro Enzo dá mais uma demonstração da coragem dos bravos guerreiros ao aceitar assumir uma função tão espinhosa em tempos de escândalos da Lava Jato, que talvez nem compense, na forma de jetons, o tamanho da dor de cabeça.

O mais importante é que o General Enzo poderá dar sua contribuição pessoal como um dos mais longevos comandantes do Exército para aconselhar e deliberar sobre atos da presidência de uma empresa que perde, fragorosamente, a guerra contra a corrupção.

Ditadura Premiada

Valeu o investimento de R$ 10 milhões feito na Escola de Samba Beija Flor pelo ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo...

A agremiação de Nilópolis, presidida pelo bicheiro Anísio Abraão David, ganhou seu 13o título de campeã do desfile do carnaval carioca.

O vencedor e seu filho Teodorín, que agora dão uma passeada por Salvador (onde o carnaval acaba nunca), devem retornar sábado ao Rio de Janeiro para assistir ao desfile das campeãs...

Encontro Marcado
Locais até agora agendados para a grande manifestação marcada em favor do impedimento de Dilma Rousseff, no próximo dia 15 de março:

Americana - SP - Avenida Brasil

Manaus - AM avenida Constantino Nery Arena Amazônia

Aracaju - SE - Avenida Santos Dumont, na Orla de Atalaia.

Balneário Camboriú - SC - Av. Atlântica, praça Tamandaré.

Belem - PA - Praça da Republica

Belo Horizonte - MG - Praça da Liberdade

Blumenau - SC - Em frente a prefeitura

Bragança Paulista - SP - Igreja Matriz

Brasilia - DF - Congresso Nacional

Campinas - SP - Avenida Francisco Glicério

Campo Grande - MS - Praça do Rádio.

Chapecó - SC - Praça Central.

Cuiabá - MT- Praça Alencastro enfrente a prefeitura.

Curitiba - PR - Centro Cívico

Curitibanos - SC em frente a matriz praça da Republica

Florianópolis - SC - Se reunir na Ponte

Fortaleza - CE - Praça Portugal

Goiânia - GO - Praça Cívica

Itajaí - SC - Igreja Matriz

Jaguariúna - SP - Centro Cultural

Jaragua do Sul - SC - Praça Angelo Piazero

João Pessoa - PB - Praça da Independência

Joinville - SC - Praça da Bandeira

Jundiaí - SP- Av nove de Julho- Pontilhão da Nove

Maringá - PR - Catedral centro

Mogi das Cruzes - SP - Praça Oswaldo Cruz

Natal - RN - Em frente ao Midway

Osasco - SP - Av. Hirante Sanazar em frente a prefeitura.

Palmas - TO - Praça dos Girassóis

Paulista - PE - Praça Agamenon Magalhães

Petrolina - PE - Praça da Catedral

Pindamonhangaba - SP - Praça Monsenhor Marcondes

Piracicaba - SP - Praça José Bonifácio

Porto Alegre - RS - Parque da Redençao

Recife - PE - Avenida Boa Viagem (próximo a padaria boa viagem)

Ribeirão Pires - SP - Vila do Doce

Ribeirão Preto - SP - Praça Carlos Gomes

Rio Branco - AC - Em frente ao palácio do governo

Rio de Janeiro - RJ - Em frente a candelária

Rio Verde - GO - Igreja Matriz

Salvador - BA - Em frente ao farol.

Santa Maria - RS - Santuário da Medianeira

Santos - SP - Praça da independência

São Caetano do sul - SP - Av. Goiás em frente a câmara municipal

São Paulo - SP - Masp

Timbó - SC - Praça Central

Canoinhas - SC - Praça Osvaldo de Oliveira

Uberlândia - MG - Praça Tubal Vilella

Vitória - ES - Em frente a UFES 

Entre desmentes e dementes...


Operação Lava Rato


19 de fevereiro de 2015
 Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário