"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

EX-DEPUTADO ARMA GOLPE PARA SE LIVRAR DA OPERAÇÃO LAVA JATO

-



“Secretaria” de Pizzolatti não tem nenhum funcionário
Ex-deputado federal por Santa Catarina e apontado como um dos beneficiários de propina da Petrobras por meio de seu partido, o PP, João Alberto Pizzolatti Júnior encaminhou carta ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, para informar que está protegido das investigações realizadas pela Operação Lava-Jato no Paraná. Na carta, Pizzolatti diz ao juiz que foi nomeado secretário Extraordinário de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos de Roraima e argumenta que o cargo lhe confere o direito de ser processado e julgado pelo Tribunal de Justiça do estado e, no caso da Lava-Jato, que envolve crimes de âmbito federal, pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Na prática, Pizzolatti Júnior tenta escapar do rigor do juiz da Lava-Jato, com jurisdição no Paraná, considerado implacável, e cujo poder para conduzir a operação, que inclui crimes cometidos em todo o país, tem sido constantemente contestado pelos advogados dos réus. O entendimento da força-tarefa é que todos os políticos flagrados na Lava-Jato – e não eleitos para um novo mandato – perderam o foro privilegiado do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, deverão ter seus processos remetidos novamente à 13ª Vara Federal do Paraná.
Em depoimento de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que 1% do dinheiro desviado de obras da Petrobras era destinado ao PP. Do total recebido ilegalmente, R$ 5,5 milhões teriam ido para o deputado federal João Alberto Pizzolatti Júnior.
NEM PRECISA TRABALHAR
A nomeação de Pizzolatti para o cargo de secretário em Roraima foi publicada no dia 10 de fevereiro passado. Seu salário é de R$ 23 mil. Ao anunciar o novo secretário e questionado sobre o fato de Pizzolatti ser de Santa Catarina, o secretário de Comunicação do estado, Ivo Gallindo, disse que a secretaria não tem uma estrutura física, apenas a ‘figura’ do secretário nomeado e que, na função que ele ocupará, não necessariamente tem de estar em Roraima.
O novo emprego foi dado pela governadora Suely Campos, do PP de Roraima, que nomeou pelo menos 12 parentes para o secretariado. Suely se candidatou no lugar do marido, Neudo Campos (PP), ex-governador de Roraima, que chegou a se candidatar na última eleição mas renunciou à candidatura depois de ter o registro de sua candidatura negado duas vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) . Ele é considerado ‘ficha suja’ pela Lei da Ficha Limpa.
Suely anunciou que Neudo Campos seria seu secretário da Casa Civil, mas acabou dando o cargo à filha Danielle Araújo. Neudo Campos chegou a ser preso pela Polícia Federal em 2003, na Operação Gafanhoto, numa investigação sobre um esquema de fraude na folha de pagamentos do estado. As autoridades incluíam nomes de funcionários fantasmas, criando uma folha de pagamentos paralela à folha de servidores do estado. Os “beneficiados” pelos pagamentos assinavam procurações repassavam o dinheiro para altos funcionários públicos, ficando com um muito pouco. O esquema, segundo a PF, havia funcionado de 1998 a 2003.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –  A matéria foi enviada por Wilson Baptista Jr. Revela um acinte, um achincalhe, um desafio à Justiça. A Secretaria não existe, foi criada sob medida para Pizzolatti, não tem funcionários, não vai funcionar, ele nem precisa morar em Roraima, mas o contracheque de 23 mil já está garantido. Ah, Brasil! (C.N.)

19 de fevereiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário