"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

IMPEACHMENT, UMA IDÉIA DISCUTÍVEL



Acho inteiramente equivocada essa onda de impeachment. Dilma Rousseff é uma das pessoas mais incompetentes a ocupar a presidência, mas foi eleita pela maioria dos votos válidos. 

Se os seus eleitores foram incapazes de enxergar além das imagens enganosas da propaganda, se caíram no discurso petista de ódio e de desconstrução dos adversários, se o seu marqueteiro era melhor do que o do Aécio ou o da Marina, se genuinamente acham a “presidenta” a pessoa ideal para o cargo, azar (de fato) o nosso.
Não há nada que não se saiba hoje que já não se soubesse antes.

Sim, Dilma disse uma coisa na campanha e fez outra após a reeleição; mas isso é surpresa? Ela já havia dito, com todas as letras, que em campanha faz-se o diabo; pois fez. Esperavam outra coisa de uma pessoa que falsifica currículo Lattes?

Sim, ela está metida até os cabelos no escândalo da Petrobras, seja por omissão, seja (mais uma vez) por incompetência pura e simples: o tempo dirá. Mas qual é a novidade? Ou seus eleitores maiores de idade, alfabetizados e vacinados não sabiam disso?

SEM PROVAS REAIS

É claro que, se estiver ativa e diretamente implicada na roubalheira, a coisa muda de figura; corrupção é crime com o qual não se deve ter contemplação, e aí impeachment é o mínimo que se espera. Mas, até aqui, não existem provas reais do seu envolvimento.
O impeachment é uma péssima ideia por muitos motivos. Ao contrário do que pregam os governistas aos quatro cantos, ele não é uma ruptura do tecido democrático; é uma das suas ferramentas essenciais. 
Ou alguém consegue imaginar um processo de impeachment contra Kim Jong-Un ou Raúl Castro?

Mas o que é que o país tem a ganhar nesse momento com um eventual impeachment? Michel Temer na presidência? Novas eleições, ainda por cima num clima de total instabilidade política? Com a militância petista em grau de histeria máxima e o MST cumprindo a promessa de parar o país, chantagem que já havia sido explicitada quando Marina disparou nas pesquisas? Para quê?

SANEAR O GOVERNO

Ninguém vai conseguir consertar o Brasil de uma hora para outra. A inflação não vai diminuir por passe de mágica, as crises de água e de energia não vão desaparecer, o estado não vai encolher, ou no mínimo se “desaparelhar” do dia para a noite. Tudo isso vai tomar tempo, e a conta vai ser alta para todos nós; mas vai ser alta, sobretudo, para quem quiser sanear o governo.

Se Dilma for defenestrada, seu sucessor, ou sucessora, vai amargar as consequências do que ela plantou, enquanto o PT posará como vítima de golpe em mais um 3 x 4 photoshopado para a História.

Não haverá melhor cenário para a reeleição de Lula em 2018. Até lá, tudo o que estiver dando errado no país será culpa de quem estiver no lugar de Dilma, a Incompreendida.

Que ela termine o mandato que recebeu dos eleitores, e que a conta metafórica da sua incompetência vá para quem de direito. A conta real já estamos pagando.

(artigo enviado pelo comentarista Carlos Frederico Alverga)

15 de fevereiro de 2015
Cora Rónai

O Globo

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Eis aqui, um texto quase inacreditável! Digo "quase" visto que ele está aí, para o desconforto dos leitores.

Um contrassenso em todos os seus argumentos para tentar justificar o injustificável. 
Desviar o fulcro da indignação com um dos piores governos que este país já viu, pela "legalidade" dos eleitores 'cabrestados' e 'bolsista', que num momento de absoluto desatino e obstrução de um mínimo de discernimento votaram na continuação do processo de corrupção implantado pelo PT no governo Lula, e com isso alegar que o simples fato de ter sido eleita "democraticamente" torna-se blindada para ser impedida de continuar destruindo o país, seu patrimônio moral e o desmoralizando perante as nações civilizadas, parece-me brincadeira de mau gosto.
Além das fortes suspeitas de fraude eleitoral, diante de alguns gravíssimos fatos já expostos e denunciados, aceitar tão passivamente "que ela termine o mandato que recebeu dos eleitores", com o perdão da palavra, mas me parece discurso encomendado.
Perguntar o que é que "o país tem a ganhar com um eventual impeachment" aproxima-se metaforicamente, de achar desnecessário estancar uma hemorragia que está destruindo qualquer resistência à avalanche interminável de denúncias anunciadas pelas delações premiadas dos ladrões, integrantes do crime organizado que saqueou o país.
Um Brasil assoberbado por uma quadrilha, infiltrada nas malhas institucionais, como verdadeiros cupins destruindo as fibras da nação, e pergunta-se o que o Brasil ganharia com o impeachment?
Talvez a possibilidade de iniciar um novo parto, capaz de parir um mínimo de decência pública! Talvez alguns homens honestos, com perfis como o do juiz Moro, possam nascer dessa cesariana.
Mas o mínimo que aconteceria com o impeachment do governo atual e, sonhando mais alto, com a cassação do registro do PT - e os elementos documentais estão aí! - seria a renovação da esperança de que podemos esperar um futuro de melhores safras de homens públicos...
Que me perdoe a autora, mas melhor exemplo de que não está prestando atenção ao ponto em que o país chegou, temos um Ministro da Justiça negociando acordos com empreiteiras, para garantir impunidade no operação lava jato, ou melhor, no arrastão em que se transformou a operação, cuja rede está repleta de peixes graúdos, além de sardinhas.
Ou estanca-se a barbárie ou uma centúria não bastará para nos tirar do fundo do poço...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário