"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

BATUQUE NA JANELA. PEDRO CAROÇO ESTÁ ENROLADO...

PPS pedirá quebra de sigilos de José Dirceu e das empresas que têm o petista como sócio

jose_dirceu_42

“No primeiro dia de trabalhos da CPI da Petrobras vamos pedir a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do ex-ministro José Dirceu (PT) e das empresas em que ele consta como sócio”, anunciou nesta sexta-feira (13) o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR).

Deputado cassado e condenado no Mensalão do PT, José Dirceu de Oliveira e Silva, o ex-manda-chuva do Palácio do Planalto voltou para o olho do furacão dos escândalos de corrupção após ser apontado pelo doleiro Alberto Youssef como um dos responsáveis por receber propinas, em nome do PT, do Petrolão.

Bueno espera que o PT e os aliados do governo não trabalhem para barrar a aprovação do pedido. “Se o próprio ex-ministro nega ligação ou participação nesse novo esquema de corrupção não deve temer qualquer quebra de sigilo. Seria uma chance de ele provar que, dessa vez, não é o chefe da quadrilha”, argumentou Rubens Bueno.

Em seus depoimentos, o doleiro Alberto Youssef, delator do esquema na Petrobras, contou ter intermediado o pagamento de R$ 27 milhões em propina para políticos entre 2005 e 2012.
“O dinheiro entregue pelo declarante (Youssef) em São Paulo servia para pagamento da Camargo Corrêa e da Mitsui Toyo ao PT, sendo que as pessoas indicadas para efetivar os recebimentos à época eram João Vaccari e José Dirceu”, relata a transcrição de um dos trechos dos depoimentos.
Empreiteiras e fornecedores

O líder do PPS afirmou também que a bancada do partido já tem prontos os pedidos de quebra de sigilo de todas as empreiteiras e empresas fornecedoras da Petrobras que são alvo da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, inclusive as que teriam pago propina a Dirceu.

“Na CPI Mista da Petrobras apresentamos esses pedidos, mas o governo e sua base impediram a aprovação. Deu no que deu: os executivos das empresas acabaram presos e a comissão, com sua ânsia de proteger poderosos, foi desmoralizada. Espero que agora possamos seguir no rumo certo e levantar provas que, futuramente, sirvam de base para processos de cassação de parlamentares envolvidos no esquema e para a recuperação do dinheiro roubado da Petrobras”, disse Rubens Bueno.

14 de fevereiro de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário