"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 10 de janeiro de 2015

O GRANDE GOLPE ARMADO CONTRA A MÍDIA ACONTECERÁ?



 
O Brasil só vai avançar se tiver verdade, transparência e liberdade de expressão. O desgoverno do PT vai exatamente na contramão destes princípios fundamentais.
Não faz a menor diferença a festança, reunindo puxa-sacos e militantes profissionais, para a segunda posse de Dilma Rousseff.
O projeto de poder nazicomunopetralha terá de enfrentar um embate crucial para seguir em frente: a tal "democratização dos meios de comunicação" ou "regulamentação da mídia" - não importa o eufemisno totalitário empregado pelos ideólogos do Foro de São Paulo.

A reduzida imprensa livre que temos no Brasil vai enfrentar tempos difíceis com a chegada de Ricardo Berzoini ao Ministério das Comunicações. Ele é o ponta de lança escalado para a ofensiva contra os meios de comunicação, especialmente contra as Organizações Globo (sempre governistas quando convém) e o Grupo Abril (alvo preferencial para sofrer retaliações pelo oposicionismo sistemático, principalmente em seus lucrativos negócios na área da Abril Educação).

Já apelidado de Ministro Censor, Berzoini vem para cumprir a missão partidária com aquele velho rigor stalinista que o caracteriza. Fará tudo que Paulo Bernardo não quis ou não pode fazer para enquadrar os "inimigos na mídia".

Uma excelente notícia contra os escrotos planos nazicomunopetralhas veio da Argentina. Juízes da Corte Suprema de Justiça da Nação desmoralizaram a autoritária "Lei dos Meios" da Cristina Kirchner.

Os magistrados consideraram "inadimissível" a legislação que limita a atuação dos meios de comunicação. Negaram a restrição descabida que o governo argentino queria impor ao Grupo Clarín - que já tinha se dividido em suas unidades de negócios.
Foi uma belíssima derrota para a Autoridade Federal de Serviços Audiovisuais (Afsca) - sonho de consumo da camarilha tupiniquim.

O Brasil é um País tão esculhambado que tal legislação não pega por aqui. Berzoini e sua turma vêm com a missão quase impossível de tentar nos impor goela abaixo algum controle midiático. É mais fácil Dilma entrar pela tubulação judicial do petrolão que algum veículo de comunicação da Globo terminar enquadrado pelo governo.

O perigo é a relação de promiscuidade. As empresas de comunicação brasileiras são muito estadodependentes de verbas oficiais. É por isso que a Globo faz o jogo de morde e assopra contra o governo. O pacto pode ser quebrado porque os radicais petistas avaliam que apanharam muito na última campanha presidencial. Na opinião deles, é hora de dar o troco contra a Globo e a Abril.

O companheiro Ricardo Berzoini é o escalado para partir para cima. Os próximos capítulos desta novelinha autoritária prometem ser eletrizantes.
Vamos ver quem sairá mais chamuscado do previsível curto-circuito. O golpe nazicomunopetralha é previsível. Resta aguardar para ver se o mercado de comunicação vai cair nele.
A tendência é que a porrada venha a comer a partir de 2015...
 
10 de janeiro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário