"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PARA BOTAR MAIS LENHA NA FOGUEIRA, TEMER DEFENDE GRAÇA FOSTER

          
O vice-presidente Michel Temer durante reunião com deputados federais eleitos (José Cruz/Agência Brasil)
Temer alega que não há nada contra Graça Foster
 
O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta terça-feira que a Petrobras vive um momento de “perturbação econômica” em meio a investigações e denúncias de corrupção, assinalando que não vê acusação formal contra a presidente da estatal.

“É natural que nesse momento, em face a todo noticiário e questões envolvidas, haja essas eventuais perturbações econômicas na Petrobras”, disse Temer a jornalistas em evento no Rio de Janeiro.

A estatal, que já foi a maior empresa do País em valor de mercado, está no centro de um escândalo de corrupção depois que investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, indicaram a cobrança de propina em contratos da empresa, envolvendo executivos das maiores empreiteiras do país e partidos políticos.

As ações da estatal vêm caindo e sofreram desgaste maior após a companhia prorrogar, na sexta-feira passada, a divulgação das demonstrações contábeis não auditadas do terceiro trimestre de 2014 para até 31 de janeiro.
O adiamento foi feito devido a “novos fatos” relacionados à operação Lava Jato.

NÃO HÁ NADA…

Ao defender a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, Temer disse que as denúncias que cercam a empresa estão ligadas a problemas administrativas e não com a figura da presidente. O vice-presidente evitou falar sobre o futuro de Graça Foster, como é ela é chamada.

“Não vejo nenhuma acusação formal contra a presidenta Graça Foster. Uma coisa é a questão da pessoalidade nessa acusação e outra coisa é a questão administrativa que a presidenta (Dilma Rousseff) vai resolver o que é melhor para a Petrobras, mas nada envolvendo a conduta e lisura pessoal da Graça Foster”, disse.

Apesar de não ter o nome envolvido nas investigações, há pressão para a substituição da presidente Graça Foster e sua diretoria. Dilma, no entanto, tem resistido a fazer as trocas.

Sem dar detalhes, Temer disse acreditar que a fase enfrentada pela Petrobras é transitória.  “Tenho absoluta convicção que a Petrobras tem uma potencialidade extraordinária que superado este momento inicial nós vamos ter a Petrobras (de novo) do tamanho que ela é”, afirmou o vice-presidente.

Sobre o envolvimento de políticos no suposto esquema de pagamento de propina, como informado em delações premiadas feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Yousseff, Temer disse apenas que a PF e o Ministério Público Federal (MPF) já estão fazendo todas as investigações necessárias.  “Vamos esperar que saia a lista (de nomes)”, afirmou.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG O que Temer pretende é prorrogar a novela Graça Foster e desgastar Dilma Rousseff ao máximo. Se até Lula já pediu a demissão da diretoria de Petrobras, Dilma não tem a menor condição de manter Graça Foster indefinidamente. E a quem interessa o desgaste de Dilma? Como todos sabem, o maior interessado chama-se justamente Michel Temer. (C.N.)

18 de dezembro de 2014
Deu na Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário