"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PT ITANIC VAI A PIQUE


 
Vou contar uma "historinha", mas que é para adultos e terá duas conotações; uma no Brasil e outra no primeiro mundo.
 
No Brasil, ladrões de alto escalão, digo ladrões executivos, da iniciativa privada ou ladrões e corruptos do próprio governo. 
 
Para quem não sabe, no Brasil, esse cargo existe. Quando tem a prisão preventiva decretada, dirigem-se às delegacias em jatinhos particulares; outros procuram um hotel cinco estrelas nas proximidades do local da intimação e chegam com um batalhão de advogados.
 
Para nós cidadãos resta ver o circo, lamentar, chorar e pagarmos a conta.
 
No primeiro mundo, essa mesma historinha faz parte do anedotário em bares e pubs gerando sorrisos e divertimentos.
 
Gente, vamos mudar para o primeiro mundo?
 
17 de novembro de 2014
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário