"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

UM BILHÃO DE "SANTINHOS" PARA A VIRADA



A campanha do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, vai investir em duas frentes para tentar virar a eleição na reta final e conseguir ir para o segundo turno. No universo político, vai apresentar o tucano como o único candidato com força, equipe e estrutura para enfrentar a "pancadaria" do PT, na expressão de um aliado. Na TV e nas redes sociais, ele adotará um tom emocional para se aproximar do eleitorado, apresentando-se como alguém disposto a servir ao país, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) travam uma batalha pessoal pelo poder. 

Pesquisa divulgada pelo Datafolha na terça-feira (30) mostrou que Aécio se aproximou de Marina, acirrando a disputa entre eles para tentar chegar ao segundo turno. Aécio aparece a uma distância de 5 pontos percentuais de Marina Silva, segunda colocada na disputa. A pessebista tem 25% das intenções de voto. O tucano, 20%. O resultado vai ao encontro do discurso que o presidenciável do PSDB vem usando nos últimos dias, de que uma "onda da razão" estaria chegando ao eleitorado. 

"A pesquisa consolidou a minha convicção de que a briga no segundo turno vai ser conosco", disse o vice de Aécio, senador Aloysio Nunes (PSDB). "Os eleitores estão vendo que Marina será tratorada pelo PT. Quem aguenta a pancadaria, quem tem estrutura para a disputa e para derrotar a Dilma somos nós." 

A ideia de que os tucanos é que têm "força política" e "preparo" para enfrentar os petistas no segundo turno será mesclada com um apelo mais emocional ao eleitor. No vídeo produzido para divulgar o plano de governo do candidato na internet, por exemplo, os tucanos exibem imagens de várias pessoas para anunciar que "o programa de governo do Aécio é você". 

Na TV, a estratégia será, além de divulgar o crescimento do tucano nas pesquisas, aprofundar o discurso de que Dilma e Marina travam uma disputa pessoal e abandonaram os interesses do eleitor. "Enquanto Dilma e Marina só brigam entre elas, você está sozinha brigando contra a inflação, a péssima saúde e pela educação dos seus filhos", diz Aécio, dirigindo-se às mulheres, em anúncio que deve ir ao ar na quarta (1º). O tucano conclui dizendo estar "pronto para ser o presidente que vai ajudar a melhorar de verdade a sua vida". 

EMBALO
 
Aécio deve dedicar mais tempo nos próximos quatro dias a São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os maiores colégios eleitorais do país. Seus principais aliados calculam que, além do embalo obtido com o resultado das últimas pesquisas, a estrutura montada pelo partido ajudará Aécio a ampliar seu percentual de votos nas urnas. Os tucanos mandaram imprimir um bilhão de santinhos para distribuir na véspera da eleição. A aposta é que Aécio levará vantagem sobre Marina com a exposição de seu número na boca de urna, o que alimenta a expectativa de uma virada.

(Folha de São Paulo)
 
01 de outubro de 2014
in coroneLeaks 

Nenhum comentário:

Postar um comentário