"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 19 de outubro de 2014

INSTITUTOS DE PESQUISA VÃO SE DESMORALIZAR NOVAMENTE

 



É impressionante, intrigante e desmoralizante a discrepância entre os resultados das pesquisas eleitorais no Brasil. Nunca antes na História deste país se viu nada igual.
A apenas uma semana de uma eleição presidencial da maior importância, dois institutos famosos (Ibope e Datafolha) dão o mesmo resultado, em duas pesquisas seguidas: Aécio Neves, do PSDB, com 51% dos votos válidos, e Dilma Rousseff, do PT, com 49%.
Estatisticamente, a possibilidade desse idêntico resultado se apresentar em quatro pesquisas seguidas, feitas no intervalo de uma semana, é como acertar na Loteria. E o instituto Vox Populi deu Dilma na frente na mesma ocasião, embora em situação de empate técnico.

O mais surpreendente e curioso, porém, é que na mesma época outro conhecido instituto de pesquisas, o Sensus, divulgou resultados totalmente diversos. Na semana passada, foi um assombro: dava Aécio Neves 17,6 pontos à frente de Dilma Rousseff. Quer dizer, a pesquisa da Sensus trazia uma inaceitável e desmoralizante diferença de 15,6 pontos percentuais em relação ao Ibope e ao Datafolha.

Agora, em pesquisa divulgada esta sexta-feira, o Sensus volta a mostrar o candidato Aécio Neves com grande vantagem sobre a presidente Dilma Rousseff, embora a candidata do PT tenha até avançado expressivamente.

10,8 PONTOS DE DIFERENÇA

Segundo o levantamento do Sensus, divulgado no site da revista IstoÉ, Aécio teria 56,4 por cento dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 43,6 por cento de Dilma. Ou seja, 12,8 pontos de frente. Na pesquisa anterior do Sensus, a vantagem do tucano era muito maior: 58,8 a 41,2 por cento. Ou seja, 17,6 por cento, indicando que em uma semana Dilma teria avançado 4,8 pontos, nada mal.

Pelo eleitorado total, o placar favorável a Aécio no Sensus seria de 49,7 a 38,4 por cento, e na semana passada estaria em 52,4 a 36,7 por cento. Os eleitores que planejam votar em branco ou anular seus votos ou estão indecisos somam 12 por cento, ante 11 por cento no levantamento anterior. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Esses números enlouquecidos e discrepantes deixam perplexos os candidatos, os partidos e os eleitores. Quem estará mais parte da realidade das intenções de voto: a dupla Ibope/Datafolha ou o Sensus? Ninguém sabe.

Nosso amigo e colaborador Sebastião Nery, uma lenda do jornalismo político brasileiro que honra essa Tribuna da Internet, aposta que o Sensus é que está no caminho certo. Nery conhece o diretor desse instituto, Ricardo Guedes, e garante a seriedade do trabalho dele.

A nós, só resta aguardar e cobrar depois. A única certeza é de que novamente os institutos de pesquisas sairão desmoralizados, seja qual for os resultados das urnas. Ah, Brasil!

19 de outubro de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário