"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

EM CLIMA DE DESÂNIMO TOTAL, PT ACHA QUE NOVAS PESQUISAS JÁ TRARÃO AÉCIO EM PRIMEIRO

 



Reportagem de Natuza Nery e Andréia Sadi, na Folha de São Paulo, revela o tamanho do estrago que a arrancada de Aécio Neves está fazendo na campanha de Dilma Rousseff.
Membros do comitê da presidente da República já preveem que o candidato do PSDB ultrapassará a concorrente petista logo nas primeiras pesquisas do segundo turno, que serão divulgadas esta semana.

É sabido que o resultado das eleições trouxe um clima de baixo astral à campanha de Dilma, porque o partido também perdeu força no Congresso e na Assembleia de São Paulo. Da atual bancada de 24 deputados estaduais, somente 14 petistas foram eleitos.
Na Câmara Federal, a bancada paulista do PT passará dos atuais 15 para 10 integrantes. No Senado, Eduardo Suplicy perdeu a vaga, e o candidato a governador Alexandre Padilha teve desempenho vergonhoso.

PT PREFERIA AÉCIO

Na véspera da eleição, a candidata Maria Silva (PSB) dizia que no segundo turno o PT preferia enfrentar Aécio Neves, e por isso ela sofreu todo tipo de ataques de Dilma Rousseff e dos petistas em geral.
Realmente, este era o cenário. Segundo Natuza Nery e Andréia Sadi, até domingo os petistas enxergavam o PSDB como um “freguês” e não previam que o candidato tucano pudesse ameaçar a reeleição da presidente da República.
Achavam que ele passaria ao segundo turno com no máximo 26 por cento dos votos e não se preocupavam, preferindo desconstruir a imagem de Marina Silva.

Agora, na campanha de Dilma, a realidade é outra. A reportagem da Folha mostra que integrantes do comitê da presidente Dilma Rousseff já estão se preparando psicologicamente para um empate ou ultrapassagem do tucano nas primeiras pesquisas de intenção de voto do segundo turno.

As comparações entre a campanha do segundo turno em 2010 e a situação de agora também são desfavoráveis. O grau de dificuldade de Dilma para vencer Aécio é muito superior ao da eleição contra José Serra. A situação é muito mais adversa, e o tucano deve herdar a maioria dos votos de Marina Silva, complicando tudo.
Traduzindo: vai ser um segundo turno sensacional.

06 de outubro de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário