"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

COZINHANDO O GALO



 
Conta-se a história de um viajante que, chegando no Rio de Janeiro por volta de 1950, foi a uma banca de jornais e pediu um exemplar do Estadão, mesmo que atrasado. Imediatamente lhe entregaram um mapa de Minas.
 
Pode não ser atrasado, mas é esquizofrênico.
 
Tem um de seus filhos como candidato à presidência mas vota majoritariamente em outrem.
 
Gato que nasce no forno não é biscoito. A rival não é mineira. Foi-se o martelo com que combatia às pampas; hoje se derrete como manteiga e tem ódio de bolsa.
 
Nas próximas semanas veremos coisas interessantes.
O patinho feio virou cisne. Se ficar quieto tem grandes chances de nadar no Paranoá. Se abrir a boca talvez seja o seu último canto.
 
Já a bruxa malvada perdeu a sua capacidade de assustar criancinhas. Duro vai ser desmamar tantos bezerros em caso de quebra do encanto.
O seu fado está ligado ao cozinheiro que perdeu o tempero. A compostura já tinha perdido a algum tempo.
 
Por enquanto tem que cozinhar o galo, vigiar o pirão (para que não desande) e apaziguar a onça (que já rosnou quando lhe cutucaram).
09 de outubro de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário