"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

VEXAME BRASILEIRO EM EDUCAÇÃO


                EU VOTO AÉCIO  45

Curva do Aprendizado: Brasil em 38º lugar entre 40 países. 




Mais uma vez o Brasil dá vexame em índice sobre educação. De acordo com uma análise no The Learning Curve (Curva do Aprendizado*, em inglês), realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) e Pearson Internacional, o Brasil aparece na 38º posição entre 40 países avaliados. Ficou na frente apenas da Indonésia e do México.

O estudo reúne o maior conjunto de dados internacionalmente comparáveis ​​sobre resultados educacionais em 50 países. O relatório aponta que metade do crescimento econômico nos países desenvolvidos nos últimos dez anos pode ser atribuída a uma melhor qualificação dos cidadãos. Também mostra que as superpotências asiáticas se destacam em termos educacionais. Vai ver por isto viraram superpotências…
Vamos perceber algumas constatações interessantes publicadas pela Pearson:
  • Brasil subiu uma posição em relação ao primeiro ranking, divulgado em de 2012, e está em 38º lugar no relatório 2014;
  • Porém, mesmo com a escalada de uma posição no ranking, o País registrou queda no índice de desempenho escolar e habilidades cognitivas;
  • O Brasil, ao lado de Argentina e México, formam o grupo das seis nações com a maior variação negativa em relação à média global (Tailândia, Colômbia, Argentina, Brasil, México e Indonésia).
  • Coreia do Sul, o Japão, Cingapura e Hong Kong ocupam os primeiros lugares no ranking geral da educação devido a uma “cultura de responsabilidade” na qual professores, alunos e pais se responsabilizam pela educação, sendo que a sociedade valoriza os professores e as escolas muito mais do que em outras partes do mundo.
  • Finlândia caiu do primeiro para o 5º lugar, principalmente devido a uma diminuição registrada dos conhecimentos em Matemática e Ciência.
  • Muitas economias emergentes têm aumentado suas verbas para educação – porém isto ainda não melhorou os resultados. Três das maiores economias emergentes, o Brasil, o México e a Indonésia, estão classificadas nos últimos lugares do índice.
Isso só mostra que de nada adianta dedicar percentuais do PIB na educação se não houver real compromisso público e da população. Um país que dedica muita verba para a educação e deixa ocorrer desvios sem punir de modo exemplar, não dispensa o mínimo respeito aos seus cidadãos.
 
* – A Curva de Aprendizagem oferece um banco de dados acessíveis ​​que pode ser usado como um conhecimento para a construção de abordagens educativas que ajudem a melhorar a vida das pessoas. O amplo estudo leva em conta habilidades cognitivas e de desempenho escolar a partir do cruzamento de indicadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência (Timms) e avaliações do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura (Pirls). Também são usados dados educacionais de alfabetização e taxas de aprovação.

24 de setembro de 2014
Julio Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário