"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

DEBATE NO SBT: DILMA PRESSIONA MARIA A EXPLICAR ONDE BUSCARÁ DINHEIRO PARA PROMESSAS

 
Debate entre os candidatos à Presidência da Repúbllica

 

A presidente Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição, abriu o debate promovido pela nesta segunda-feira (1º) pela Folha, UOL, SBT e Jovem Pan, pressionando a adversária do PSB, Marina Silva, a explicar onde pretende buscar o dinheiro para realizar as promessas de campanha apresentadas em seu programa de governo.

Em tom provocativo, Dilma questionou: “Você diz que vai antecipar 10% do PIB para a Educação, 10% da receita bruta da União para a Saúde e passe livre para estudantes de escola pública. No total, são despesas de R$ 140 milhões. De onde vai tirar os recursos?”.

Em sua resposta, Marina respondeu que “não são promessas”, mas “compromissos”, e disse que conseguirá os recursos necessários “fazendo as escolhas corretas” e “não manter as escolhas erradas”.
“Quando é dinheiro para banqueiro, ninguém questiona de onde vem o dinheiro. O que nós vamos fazer é as escolhas corretas”, rebateu a candidata do PSB.
Em seguida, a presidente voltou a alfinetar a adversária, afirmando que Marina “falou” muito, mas não foi clara em sua resposta.

“A senhora falou, falou, mas não respondeu a pergunta de onde vai vir o dinheiro. Quem governa deve saber de onde vir o dinheiro”, disse Dilma.
“As promessas da senhora equivalem ao montante que nós gastamos em Saúde e Educação. E nós triplicamos os valores repassados a essas áreas”, afirmou a candidata à reeleição.
Dilma ainda acusou Marina de ignorar, em seu programa de governo, os recursos do pré-sal. Marina, no entanto, rebateu a afirmação.

“O dinheiro do pré-sal já está assegurado e nós vamos fazer bom uso do dinheiro. Vamos antecipar a meta com investimento na educação em tempo integral. O pré-sal deve ser explorado. A ideia cartesiana de governo só enxerga uma alternativa, nós vamos pensar em vários meios, com busca de novas fontes de renda e energia”, disse Marina.

04 de setembro de 2014
Deu no Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário