"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 23 de agosto de 2014

LÁ DAS BANDAS DO SANTÓRIO...

ERUNDINA COM MARINA Pois é, então a Luiza Erundina vai ser a coordenadora-geral da campanha de Marina Morena Verde da Silva. É isso aí, sempre dá errado tudo aquilo que não tem nada para dar certo. E ficamos combinados que política é ficção; partido é facção.

MEU CENTENÁRIO


Hoje acordei com vontade de cometer uma inconfidência. Então, vamos lá... Este é o ano do meu centenário. Vou fazer 100 anos.


Desses anos todos, 75 são meus; os outros 25 são de Thiago, o neto com que Luciana e Marcelo fizeram o desaforo de me brindar naquele dia 4 de novembro de 1989 para o saldo positivo da minha existência.

De lá para cá, parei de fazer aniversário. Os anos são todos sempre dele.

Celebro ano a ano, desde aquele dia no Laranjal, aqueles mesmos 50 anos de um churrasco interrompido pela notícia de que Thiago estava fazendo o seu primeiro xixi no mundo.

Comemoro, pois, neste 1914, o meu centenário, mas continuo em bodas de ouro com a vida, malgrado tenha nascido em 1939, quando explodiu a 2ª Guerra Mundial... Não, eu não tive culpa nenhuma; eu nem conhecia o Hitler.


DEPOIS DA POSTURA,
A PRÓXIMA ATRAÇÃO

Está nas manchetes de hoje: Dilma defende postura de Graça em relação à doação de imóveis. 

A president@ disse que Graça já deu as explicações necessárias sobre as doações de bens após revelação do caso Pasadena. 

E foi mais adiante: defendeu a atuação de Luís Inácio Adams em favor da chef@ da turma da Petrobraba.

Primeira coisinha: postura é de quem põe ovo; postura é de galinha. Segunda coisinha: qual é a notícia? Dilma defender a postura de Graça Foster é apenas um pouco mais do mesmo. 

Ela defendeu a postura de Erenice Guerra, de Pedro Novais, de Palocci, de Alfredo Nascimento, de Wagner Rossi, Orlando Silva, Carlos Lupi, Fernando Pimentel, quase defendeu Lula no caso Rose e até a si mesma no cambalacho da refinaria de Pasadena. Então tá, qual é a próxima atração?!?
Cristovam Buarque, o senador de uma nota só, vai apresentar projeto que obriga a identificação nos programas de TV e rádio dos candidatos ficha-suja.

A imagem na tela deverá ser acompanhada da devida, necessária e útil informação.

Uma coisa tipo assim embalagem de remédio de venda permitida somente com prescrição médica. Adivinhe se o projeto vai para a gaveta... Cristovam que espere sentado.


A DUPLA
Continua o reboliço nas hostes do PSB agora de Marina Morena Verde da Silva. Dela, pero no mucho. Quem vai pegar a coordenação da campanha é, ninguém mais nem menos do que... Luiza Erundina. Essa é a dupla. Agora vai.


GOVERNO-CAMPANHA

O governo Dilma não é bem um governo; é mais uma campanha eleitoral permanente. Uma das suas melhores bancas de voto é o Bolsa-Família.
Apresente uma carteira dessas para um eleitor tamanho Bolsa-Família...

O governo-campanha de Dilma vem injetando este ano mais de R$ 2 bilhões por mês nessa legião de ociosidade, eis que só desempregado tem direito a esse óbulo perdulário e esperto do governo. É o maior banco de votos da história do Brasil.
Com quase 14 milhões de beneficiários, o Bolsa Família reúne, com o grupo de afinidade - cônjuges, filhos maiores, irmãos e afins - um bolsão que beira os 50 milhões de eleitores de cabresto.

Quer dizer, um em cada quatro brasileiros recebe auxílio do Bolsa-Família.

Tradução: numa mesa de bar com quatro tomadores de chope, pelo menos um deles está desempregado. Nada no mundo é igual a isso.

Ainda que mal pergunte: que pleno emprego é esse que o Lula e a Dilma vêm falando no horário político da TV?!?

REVOLUÇÃO NA CAMPANHA DO PT

Na terça-feira, o jornal Estado de S.Paulo deve promover uma revolução na campanha do PT. Ou não. É que ele encomendou uma pesquisa eleitoral para o Ibope neste fim de semana.
Se Dilma se der mal na parada, ela vai ser acometida pelo mal súbito de desânimo e desencanto pelo poder. Aí, cai fora e entra Lula da Silva, o salvador da pátria. Simples assim. Só que não.

O efeito tragédia já deu a Marina Morena Verde da Silva o que tinha que dar. Daqui pra frente ela só vai patinar. Aécio Neto das Neves continua o mesmo bananão, só falta ser atirado dentro de campo na cabeça do Daniel Alves.

Assim é que, para gáudio de quem olha a política com bons olhos, terça-feira que vem ainda não será a vez de Lula da Silva, o autodenominado Metamorfose Ambulante, dono de todas as verdades petistas.

POBRE BRASIL

Pobre país aquele em que propaganda enganosa na TV e pesquisa eleitoral sob encomenda decide uma eleição para presidente da República.

É chegada a hora do voto distrital e facultativo.

Assim como está, o voto é arma do povo contra o povo. Isso não é eleição é uma espécie de ritual fanático que, sem disparar um tiro, usa o voto como instrumento de ataque para ferir o próprio povo.
Pois, então agora eu também vou misturar alhos com bugalhos. Também sou filho de Deus, ora bolas, carambolas.

Está acontecendo com o país político o mesmo fenômeno de submissão à mediocridade que o futebol pentacampeão do mundo atravessa.

O futebol caiu nas mãos de uma pandilha de treinadores tidos como "professores" e havidos como um zero à esquerda em matéria de modernidade tática e estratégia de jogo.

A política e, fundamentalmente, as eleições caíram nas mãos de uma pandilha de marqueteiros donos da verdade que já começaram a dar com os burros n'água. Já tem gente trocando o reino por um cavalo.

Grande parte da população já não se deixa levar pelo Brasil plastificado que eles mostram na TV, sem medo de ser feliz à base da propaganda enganosa.

Programa político na TV é chato como filme dublado: a voz da Mulher Maravilha é a mesma da filha do Marlon Brando, na trilha do Poderoso Chefão; a fala do Capitão América é igual à do Batman que é igual à fala do He-Man, igualzinha à do Indiana Jones.
No horário político de rádio ou televisão, a voz, o jeito de falar, a entonação, o som irreal das falas de todos os candidatos é sempre igual. Aécio diz a mesma coisa que a Dilma que, por sua vez, diz o que diz; e Marina diz que diz o que Lula diz que diz mas não diz.

Isso está dando zebra. Os programas eleitorais têm sido um fiasco em termos de audiência.

O infalível Ibope atestou ontem, por exemplo, na Grande São Paulo, que na segunda-feira os canais fechados de TV pularam de 8,2 pontos para 16,4 - simplesmente dobraram de audiência. A Globo desabou na mesmo horário para 17,3 pontos, coisa que não acontecia há muito tempo.

Quer dizer, no horário nobre, de maior concentração de audiência, os eleitores que têm TV a cabo fugiram da patacoada eleitoreira.

É mais ou menos o que acontece quando o medíocre futebol do Brasileirão invade a sala das nossas casas. O telespectador sai à cata dos velhos e manjados filmes da HBO, Cine SKY e outros bichos. Até o Manhattan Conection da semana passada tem mais audiência. Ver Lula falando na TV é como assistir às coletivas do Felipão. As caretas são as mesmas. E os resultados são iguais.

CADÊ O LEGADO?
O Brasil inteiro tem baderna. Em São Paulo, arrastões, sequestros, assaltos; no Rio, permanente confronto entre moradores dos morros e a Polícia de Pacificação; em Minas, greves e tiroteios;  no Rio Grande do Sul, na Bahia, no Maranhão, no Rio Grande do Norte, bala com bala pra tudo que é lado. Cadê a segurança padrão Fifa? Cadê o legado da Copa?!?

JÁ PASSOU
Tá o avião caiu. Mas agora caiu a ficha: Marina Silva é candidata à Presidência da República.

SELFIELITE
Dilma Vana, amando tirar selfies: "Não sou marciana, sou humana". Ah bom. Isso sim é que é notícia.

SABEM DE NADA, INOCENTES...

Agora, os investigadores - alguns deles, não todos - acham que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, Beto para os mais íntimos, pode levar pelas costas uma pena até maior que Marcos Valério, o laranjão do Mensalão. Valério pegou mais de 40 anos de cadeia.
A velha Turma da Petrobraba

O que Valério operou em grana mensaleira não chega nem aos pés do esquema fraudulento de mais de R$ 10 bilhões que o doleiro Alberto Youssef, Beto também para os íntimos, mandava e desmandava nesse Brasil da Silva.

Do jeito que o governo está fazendo a Justiça tratar do assunto, até parece que Paulo Roberto Costa era e continua sendo o  único vigarista dentro da Petrobrás.

A president@ da casa não sabia de nada, inocente... Os conselheiros administrativos não sabiam de nada, inocentes... A president@ do Conselho de Administração não sabia de nada, inocente... O então presidente da República, não sabia de nada, inocente...

O QUE BONNER PENSA DA VIDA

O que é que William Bonner está pensando da vida? Que jeito é aquele de entrevistar a Dilma? Pô, ele fez com ela, a mesma coisa que já tinha feito com o Aécio Neves e com o saudoso Eduardo Campos. Pro Eduardo então ele perguntou até pela mãe do cara. Bonner que se cuide, qualquer noite dessas o Eduardo ainda vem puxar os pezinhos dele.

Mas, o que é que esse cara tá pensando da vida? Cara, a mulher é president@ da República. Como é que ele se mete a espremer uma laranja dessas como se fosse fazer um suco, como fez com Aécio e Campos? Que maus modos desse inquisidor. É por essas e outras que o Lula usa o Franklin Martins pra regular a internet.

E então, a gente pergunta uma vez mais: O que é mesmo que o William Bonner está pensando da vida? Desse jeito, se perder o emprego na Globo, vai acabar trabalhando no SBT, no lugar de Gugu Liberato que até hoje não tem substituto na TV do Homem do Baú.

O QUE FAZIA NO PARAGUAI
Pergunta que não quer calar nos corredores do Complexo Penitenciário do Tremembé: - Se esse Abdel fazia tudo que fazia às pressas nas pacientes que botava pra dormir no seu consultório, o que será que não fazia com a mulher em casa, com tempo de sobra para relaxar e gozar no Paraguai?

O MÉDICO DAS ESTRELAS

Está lá no site R7 Notícias para quem quiser ler e saber: Roger Abdelmassih, o Médico das Estrelas, tratou um número sem conta de gente famosa.

No seu fichário está, entre muitas superstars, a atriz Luiza Tomé; no meio dos astros, o Rei Roberto Carlos, Tom Cavalcante.

Dentre as mais pacientes famosas, até as mulheres de Pelé e de Fernando Collor de Mello.
É, só tem uma coisinha, o Pelé não afrouxou a marcação. Foi junto. Quem foi Rei, nunca perde a majestade.

Consta também o nome de Gugu Liberato. Tá, mas pelo que eu sei foi só isso, pô.

Há quem diga até que, naquele dia, Gugu chegou meio tontinho em casa.

Uma coisinha boba, tipo assim happy hour. Bolas, Gugu e Roger sempre foram apenas bons amigos.
 
23 de agosto de 2014
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário