"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 23 de agosto de 2014

MARINA SILVA AJUSTA PERCURSO PARA CAMPANHA

Não demorou para a acomodação de terreno no PSB, com a troca forçada de Eduardo Campos por Marina Silva, causar os primeiros abalos — até previsíveis.

Logo após a confirmação da candidatura de Marina à Presidência, dois integrantes da Executiva do partido deixaram a campanha, Carlos Siqueira e Milton Coelho. Saíram atirando, principalmente Siqueira, primeiro-secretário do partido. Mudança tão repentina em meio a uma tragédia haveria de causar atritos.

Se há dificuldades de setores da legenda em aceitar alguém de passagem, cujo destino é um partido em formação, a Rede, também não se discute que inexiste alternativa ao PSB, inclusive diante do cacife eleitoral de Marina Silva. Mas também cabe à candidata fazer ajustes de rota: uma coisa é ser vice no partido “alheio”; outra, cabeça de chapa.
Marina Silva precisa obedecer às cartas de navegação da política brasileira e dar uma guinada ao centro. A que Lula executou em 2002, ao lançar a Carta ao Povo Brasileiro. E FH, ao se aliar ao PFL.

A manobra, na realidade, já começou, na aceitação de Beto Albuquerque, do PSB gaúcho, como vice. Deputado federal, Beto trabalhou, no governo Lula, para a liberação das sementes transgênicas, contra a então ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

Leia a integra em Marina Silva ajusta percurso para campanha

A candidata do PSB Marina Silva - Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo

23 de agosto de 2014
Editorial O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário