"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O FANTASMA DE DILMA EM 2015

País deve evitar crise, mas quase-estagnação vai causar problema político no próximo governo

NOS ANOS DILMA, a economia terá crescido pouco menos de 2% ao ano, sob uma inflação anualizada de 6%, em média, e uma taxa de desemprego decrescente, a menor em décadas. Trata-se de uma espécie exótica de estagflação moderada.

Quanto tempo pode durar essa discrepância entre baixa produção e baixo desemprego? Quais as consequências políticas dessa quase-estagnação no próximo governo?

Note-se ainda que, sob Dilma, o déficit público cresceu. O investimento do governo como proporção do PIB quase não se moveu. A massa do consumo das famílias terá crescido a mais do que o dobro do ritmo da alta do investimento "na produção". O déficit externo, nosso excesso de consumo bancado pelo exterior, aumentou bem.

Como diz o o clichê da hora, não obstante correto, é um quadro de excesso de consumo, manifesto na inflação relativamente alta e no déficit externo crescente e incômodo. Em outras eras, situação semelhante daria logo em crise. Agora, o Brasil é um país de fato mais resistente.

Tem reservas internacionais bastantes para evitar ou atenuar especulações sobre nosso déficit externo grande, sobre nossa capacidade de pagamentos externa. Apesar da piora das contas do governo, a dívida pública está sob controle, mesmo levando em conta maquiagens e esqueletos fora do armário tais quais as dívidas feitas para bancar a expansão do crédito na banca estatal. Restou certa ordem fiscal, herdada dos anos 2000-2007.

Não é de desprezar também o fato de termos um mercado doméstico de consumo grande e ampliado recentemente, além de protegido da concorrência, o que atrai uma quantidade ainda razoável, embora cadente, de investimento estrangeiro "na produção".

No entanto, o sonho da desrazão de tal "modelo" vai produzir monstros. Há inflação adicional incubada: 1) Preços represados de combustíveis, eletricidade, transportes públicos; 2) A derivada da desvalorização do real que virá em algum momento (pela mudança dos juros nos EUA, pelo nosso próprio excesso de deficit e inflação); 3) A derivada dos salários ainda crescentes, dado o desemprego baixíssimo.

Mesmo na hipótese "gradualista" do controle de tais danos (em termos de juros e corte de gastos públicos), não é possível imaginar aceleração do crescimento em 2015, a não ser na hipótese de colapso ainda em 2014. A alta do desemprego seria modesta, mas a quantidade de empregos cresceria cada vez mais devagar, assim como a renda, tendência desde a metade de 2013.

A alta anêmica do PIB deixará o governo sem caixa para aumento significativo de despesas sociais; vai conter por mais um tempo os aumentos do salário mínimo e dos benefícios previdenciários (vinculados à variação do PIB).

Na ausência de tumulto no exterior (EUA), talvez seja possível administrar a quase-estagnação por mais uns dois anos, supondo-se que não houvesse deterioração ainda pior da confiança econômica.

Mas como fica o humor "social", político? A redução do ritmo das melhorias sociais e de renda já não pegou bem, vê-se, dadas as expectativas aumentadas, dadas as melhoras da década recente. Como lidar com a frustração dessas expectativas no novo governo? Como atenuar as dores da mudança e criar uma conversa que a legitime?





11 de junho de 2014
Vinicius Torres Freire, Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário