"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O COLETIVO DO TRÂNSITO

Criar ciclovias e vias para ônibus é importante, mas sistema de transporte público precisa de mais qualidade, o que inclui expandir o metrô

O projeto da Prefeitura de São Paulo de construir 400 km de ciclovias até o fim de 2016 vai ao encontro de uma tendência que já é realidade em algumas das principais metrópoles do mundo. O ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg (2002-2013), por exemplo, implantou 450 km de vias para ciclistas, retirando espaço de faixas antes reservadas a automóveis.

Também na capital paulista os carros perderão parte da área para estacionamentos --cerca de 40 mil vagas, segundo estimativa oficial.

Desde que conectados a terminais de ônibus, estações de metrô e outros destinos relevantes, os percursos ciclísticos poderão ser uma alternativa real de deslocamento. Mais que modismo de jovens de classe média, esse é um meio de transporte usado cotidianamente por cidadãos de baixa renda em bairros periféricos da cidade.

Mas, sendo parte diminuta do sistema, as ciclovias não são a solução para a mobilidade.

As faixas exclusivas de ônibus, por sua vez, também têm alcance restrito. Embora propiciem ganhos de tempo para os usuários, o que não é pouco, elas não bastaram para desincentivar o uso do automóvel e agilizar deslocamentos.

Apesar dos mais de 300 km de faixas criadas pelo prefeito Fernando Haddad (PT), o número de passageiros de ônibus não aumentou. A velocidade média do trânsito em geral e os índices de congestionamento, estes subiram.

Tais resultados não devem ser entendidos como sinal de que a iniciativa vai na direção errada. Na realidade, mostram que a equação não fechará sem o concurso de outros fatores, como o aumento da frota de ônibus, a qualidade desses veículos e o planejamento de linhas. Se a prefeitura deve muito nesses aspectos, a dívida do governo do Estado é ainda maior no que lhe diz respeito --o metrô.

Meio de deslocamento por excelência das grandes cidades, a malha metroviária paulistana, com 74 km, é vexatória. Santiago (Chile), com metade da população, possui 102 km. Cidades como Londres e Xangai têm mais de 400 km.

Uma rede de metrô ampla e eficiente, conectada a outros modais, é crucial para esta ação decisiva: incentivar o motorista de carro a usar transporte público.

Corredores de ônibus inteligentes, faixas exclusivas e ciclovias têm papel a cumprir, mas não haverá deslocamento urbano aceitável em São Paulo enquanto o metrô continuar tão aquém da demanda.



11 de junho de 2014
Editorial Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário