"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

MALUF ENTROU NUMA FURADA AO APOIAR DILMA

 
   

Ou a presidente sabe muito bem o que está fazendo ou está cada vez mais metendo os pés pelas mãos, o que é eu acho mais provável.
De quem se esperava (ao menos foi isso que o Lula vendeu) uma competência gerencial, o que se viu foram apenas decisões desastrosas que fazem o país ficar patinando nesse pibinho medíocre.

Quanto à parte política, esperava-se que continuasse sendo conduzida pelo padrinho, mas o que se observa cada vez mais é que a criatura engoliu o criador, logo o PT não está unido em torno dela para a selvagem campanha eleitoral que se aproxima.

Assim, essa iniciativa de começar querer governar por meio de decretos é totalmente furada. É o caso de perguntar para ela (tal como Garrincha na Copa de 1958) se já combinou com os russos, isto é, com as cobras criadas do Congresso (leia-se: Sarney e Calheiros).
No fundo, o que eles mais desejam mesmo é que seja ela a candidata governista, pois aí mais do que nunca ela vai ter governar um segundo mandato comendo nas mãos deles, pois uma coisa é certa: a bancada do PT nas próximas eleições vai ser muito menor que a atual.

Escrevo isso tomando por base (apenas como um exemplo) as pesquisas eleitorais da Bahia, que apresentam o candidato do DEM disparado na frente com mais de 50% das intenções de votos, mas contraditoriamente também apresentam Dilma na liderança com os mesmos 50%. Ora, se está havendo um enfraquecimento do PT até na Bahia (onde o Bolsa Familia deveria ser decisivo e de certa maneira ainda é), imagine em outros estados.

Com certeza Dilma não vence em nenhum estado do sul, nem em SP ) muito menos em MG. Outra coisa também é certa, tal como os donos do Congresso (Sarney e Calheiros), o candidato Aécio deseja mais do que ninguém que a candidata governista seja a própria Dilma, tal como o seu avô torcia para que o candidato governista em 1984 fosse o Maluf e não o Andreazza.

Aliás, sobre o Maluf afirmo aqui – é um excelente tocador de obras, um razoável administrador e um péssimo estrategista político. Está sempre na onda errada, e apoiar a Dilma agora é um tiro na água.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário