"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

E AÍ? A NOVA PESQUISA DATAFOLHA SAI OU NÃO SAI HOJE?

   



Enorme expectativa no Planalto, no PT e no Instituto Lula quanto à nova pesquisa Datafolha sobre as intenções de voto da eleição presidencial e da sucessão paulista, que está prevista para ser divulgada hoje, quarta-feira, segundo o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O motivo do suspense ser ainda maior é porque este levantamento deve ser mais confiável que todas as pesquisas feitas até agora, porque desta vez estão sendo ouvidos 4.340 eleitores, o que significa aproximadamente o dobro do número de entrevistados em outras pesquisas.
 
A última pesquisa do Ibope, por exemplo, ouviu apenas 2. 002 eleitores. E neste caso do Datafolha o erro admitido será de aproximadamente 2% para cima ou para baixo, enquanto as outras pesquisas têm margem de 3% ou mais.
 
O PT está fazendo levantamentos mensais, mas são sigilosos e não têm registro do TSE. A diferença é que as pesquisas encomendadas pelo partido também não chegam ao número de entrevistados ouvidos pelo Instituto Datafolha. Como se sabe, a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição depende das pesquisas indicarem se haverá ou não segundo turno e se o prestígio dela estiver em viés de baixa. Caso contrário, o PT lançará Lula.
 
O Datafolha está fazendo simultaneamente uma pesquisa sobre a preferência do eleitorado de São Paulo para governador e senador. A divulgação do resultado também deve ocorrer hoje ou amanhã.
Estava previsto que seriam entrevistadas 2.030 pessoas em 61 municípios paulistas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário