"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

LUTA DE CLASSES CANARINHO

SÃO PAULO - Depois dos xingamentos a Dilma, a polêmica copeira da vez é o comportamento chocho da torcida brasileira nos estádios, que levou olé dos mexicanos em Fortaleza e periga tomar um baile dos chilenos em Belo Horizonte.

Para a decepção dos turistas e da imprensa estrangeira, que nos têm como um povo musical, os brasileiros exibem um repertório pobre, quase sempre limitado ao enfadonho "eu sou brasileiro...".

Pior ainda se comparado ao vasto cancioneiro de nossos hermanos, que, para nos provocar, inventaram até uma musiquinha cantada a plenos pulmões para dizer que "Maradona es más grande que Pelé", como se isso fosse possível.

Segundo versão corrente, a pasmaceira se explica pelo preço dos ingressos, que encheu as arenas padrão Fifa de bem-nascidos e seu comportamento monótono.

Era só o que faltava: introduzir o clássico povo vs. elite na polêmica do canto de torcidas nas arquibancadas, ou melhor, cadeiras numeradas.

Quem acompanha minimamente futebol sabe que a melodia entoada na abertura da Copa, em São Paulo, ou num amistoso a preços populares em qualquer lugar é a mesma.

Mas por que então não conseguimos cantar algo além de "com muito orgulho, com muito amor" diante da seleção? Pitacos despretensiosos:

Nossa vocação é clubística, gostamos da seleção mais porque ela reúne os craques dos times que aprendemos a amar desde criancinha, e menos por amor à pátria.

Até por essa razão, torcedores nunca se organizaram em torno da seleção. Não há a Canarinhos da Fiel, a Raça Brasil ou algo parecido com os barra bravas argentinos --a despeito de todos os males que causam, as organizadas ditam a cantoria.

Mais: o Brasil joga mais no mundo árabe do que em seu país, dificultando uma identificação com o torcedor.

Provavelmente há muitas outras razões. Só não dá para transformar o tema na luta de classes da semana.

 
27 de junho de 2014
Alan Gripp, Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário