"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

AO ANALISAR A ECONOMIA, ARMÍNIO FRAGA CONTINUA PENSANDO COMO UM MERO ESPECULADOR



Mesmo que as declarações de Armínio Fraga, no seu “economês”, tivessem alguma procedência, a verdade é que foram inoportunas, inadequadas e intempestivas. Muito antes de criticar os reajustes maiores do salário mínimo, o ex-presidente do Banco Central deveria considerar as principais distorções da economia, como a alta carga de impostos que pagamos, com um Imposto de Renda insuportável para o assalariado, a exploração que sofremos com juros recordes cobrados pelos bancos, além de suas tarifas operacionais absurdas.

Fraga deveria dirigir suas críticas ao fato de que o governo mais gasta que arrecada, tem na publicidade oficial a maior despesa da história dos governos centrais e faz despesas estratosféricas e sigilosas com os cartões de crédito corporativos, entre outros procedimentos altamente negativos.

Poderia reprovar também a perdulária e imoral verba de representação que os parlamentares sugam do erário público. Da mesma forma, deveria condenar as obras inacabadas, os contratos superfaturados, as aposentadorias dos membros dos três poderes que acumulam vencimentos etc.

Enfim, existem tantos aspectos que não foram ventilados pelo Armírio que são mais engessadores da economia que o salário mínimo, obrigando-me a admitir que o pretensioso cidadão ainda tem a mente em prol dos megaespeculadores para quem foi um dos subalternos em passado recente!

O POVO É O CULPADO

A pergunta que jamais vai ser cancelada é por que sempre o povo tem sido o culpado, se não é responsável por más administrações, inflação, desvios de verbas, corrupção, desonestidade, exploração, capital volátil, enriquecimento ilícito de políticos, autoridades e empresários, vendas de partidos políticos, esbanjamentos de dinheiro público e tudo o mais.

Por outro lado, Armírio Fraga, ao analisar a situação do povo brasileiro, poderia ter feito a seguinte comparação: Se o salário mínimo está “alto”, em compensação, a aposentadoria está miserável!

27 de junho de 2014
Francisco Bendl

Nenhum comentário:

Postar um comentário