O ex-presidente Lula fez duros ataques a atuação da Imprensa brasileira durante a Convenção Regional do Partido dos Trabalhadores em Salvador. Ele também defendeu a contratação da Petrobras sem licitação para explorar o volume excedente de óleo em campos de petróleo do pré-sal. Aproveitou a ocasião,para elogiar a presidente Dilma Rousseff, afirmando:
“Essa mulher, antes de ontem, anunciou uma coisa extraordinária para a Petrobras. A presidente Dilma pegou uma área de petróleo, essa área que demos como cessão onerosa, que tinha muito mais que 5 bilhões de barris de petróleo, e ela fez outra concessão para a Petrobras. E a Petrobras vai pagar por isso R$ 15 bilhões ao governo até 2018. Ou seja, a Dilma fez o que 98% dos brasileiros quer que ela faça, que é fortalecer a empresa mais importante que nós temos neste país”, declarou, ao lado de Dilma. E prosseguiu:
Os jornais entenderam que a operação da estatal foi uma manobra para auxiliar o Executivo a alcançar sua meta de superávit primário, o que provocou protestos de Lula.“Como a imprensa reagiu? Algumas manchetes dos jornais diziam: ‘Dilma faz concessão à Petrobras para resolver seu problema de superávit primário’. Achando que isso foi uma jogada para resolver problema de governo e cumprir superávit. Outro dizia que a Dilma, mais uma vez, burla o mercado porque não faz licitação. Outro dizia ‘cai a desconfiança do governo no mercado internacional”.
E foi por aí a fora.
28 de junho de 2014
José Carlos Werneck
Nenhum comentário:
Postar um comentário