"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 28 de junho de 2014

LULA MUDA DISCURSO SOBRE VAIAS CONTRA DILMA, ADMITE INSATISFAÇÃO POPULAR ESQUECE A "ELITE BRANCA"

   


 
A nova versão, admitindo que a insatisfação da população com o governo da presidente Dilma ultrapassa a elite, foi forçada pela declaração do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, de que o PT errou sobre o descontentamento dos brasileiros.
 
A fala do ministro levou Lula, que vinha atacando a “elite branca”, a reconhecer nessa quarta em entrevista ao SBT, que “possivelmente a gente tenha culpa de não ter cuidado disso (insatisfação) com carinho”.
 
A avaliação de Gilberto Carvalho, responsável pela interlocução com os movimentos sociais, gerou mal-estar no Planalto e provocou críticas internas do PT por ter potencial para gerar desgaste a Dilma em ano eleitoral.
 
MAIS RESPOSTAS
 
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que tem uma visão um pouco diferente de Carvalho, mas defendeu que o PT precisa dar mais respostas à sociedade. “Tem uma insatisfação clara (com o governo)”, disse o petista após reunião da Executiva nacional, em São Paulo. “Que há um mau humor, há um mau humor, mas dizer que isso é uma insatisfação pela mesmas razões, não. Você tem uma insatisfação da elite e isso contamina de alguma forma a sociedade. Imagina o que são vários anos de ataque da imprensa, da oposição…”, disse.
 
O senador citou a falta de enfrentamento envolvendo a Copa. “Ficamos apanhando dois anos pela Copa para chegar à conclusão agora de que é um grande negócio mesmo”.
 
Secretário de comunicação do PT, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Américo Dias, também reconheceu que os problemas do governo vão além da elite. “É óbvio que tem descontentamento e isso é normal. Uma sociedade complexa e pulsante como a brasileira é normal que tenha descontentamento além da elite branca, mas quem puxou a vaia é óbvio é que foi no camarote VIP”, disse.
 
O presidente do PT, Rui Falcão, não quis comentar as declarações de Lula e Carvalho nem se o partido errou na avaliação sobre as vaias. Ele negou que a posição do ministro tenha provocado desgaste interno. “Não senti nenhum mal-estar. É opinião de companheiro valoroso, que sempre dá suas opiniões”, afirmou.
 
28 de junho de 2014
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário