"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de maio de 2014

UMA PROPOSTA DE ESTUDO E OUTRAS NOTAS

Artigos - Cultura
Sabe aquele seu amigo que ostenta uma aparente neutralidade, que acredita pairar acima das tensões políticas e que, por essa razão, vende ao público a autoimagem de porta-voz das virtudes, sei lá, de alguma igreja ou religião? Lembrou? Identificou? Pois bem, sugiro que você observe até onde vai a "neutralidade" dele.

Repare o que exatamente ele critica, com o que se revolta, o que, enfim, o motiva a postar algo em sua página no Facebook.

Se a pessoa realmente TENDE a manter-se distante das querelas políticas, se diz que esquerda e direita não prestam, que é apolítico e etc., o mínimo que se espera de tal pessoa ou é um silêncio mais ou menos permanente sobre assuntos político-ideológicos e/ou manifestações que distribuam críticas a todas as vertentes políticas.

Se a pessoa não faz isso, ela não é nem apolítica, nem neutra e muito menos pode fazer tipo de quem professa publicamente somente a crença em uma realidade transcendente que o coloca na vanguarda das sofisticadas correntes da metapolítica.
Vou lhes dar uns exemplos:
a) A pessoa só faz media watch para limpar a barra de ditadores e congêneres.
Recentemente vi algumas pessoas preocupadíssimas em mostrar que Kim Jong Un não queria que todos tivessem cortes de cabelo iguais ao dele. Essas mesmas pessoas não divulgam mais nada sobre o regime de Pyongyang, não denunciam as violações aos direitos humanos, a perseguição aos cristãos, entretanto, manifestam prontidão em desmascarar aquilo que consideram ser "campanhas de difamação" ("burguesas", "atlantistas", "sionistas"...) contra o sacro governo norte-coreano. Não há nisso apreço algum pela verdade, mas tão somente um desejo de mostrar-se superior ao pensamento da "nova direita brasileira", ao "conservadorismo brasileiro" e uma tentativa de salvaguardar o culto aos ícones da geopolítica "multipolar".
b) O indivíduo só sai do Olimpo para divulgar fatos ou fotos que desabonem aqueles que estão ligados a alguém de quem não gosta.
Nesse sentido vale reparar em alguns dos que agora se dedicam a atacar a Raquel Sheherazade, o Paulo Martins e o Jair Bolsonaro. O que este trio denuncia parece não ter importância alguma, não merecendo qualquer tipo de repercussão. A única coisa que parece importar é o fato de que eles são de alguma forma ligados ao Olavo de Carvalho e isso basta para serem alvos da neutralidade seletiva de pessoas mui piedosas.

Eu poderia e realmente gostaria de citar nomes, porém vou deixar isso para outro momento. Só lhes proponho esta pequena observação para que vocês fiquem atentos para com essa neutralidade fajuta, seletiva, soberba e burra que se traveste de ceticismo, pureza evangélica, fidelidade ao cristianismo, etc, mas que não passa de militância mascarada.


* * *

Em 2003, bem antes de Andrei Netto do Estadão bancar o pioneiro em noticiar o fenômeno do eurasianismo, o Olavão já investigava o papel do Sr. Aleksandr Dugin no cenário político russo e já identificava a filiação filosófica dele:
http://www.olavodecarvalho.org/semana/030426globo.htm


* * *
No Estadão:

Entidades criticam correção da tabela do IR”


OAB e SINDIFISCO querem AUMENTAR a CARGA TRIBUTÁRIA dos brasileiros. A desculpa é sempre a mesma: a de que a atual tabela do IR prejudica os mais pobres. Utilizar bem o dinheiro arrecadado está fora de questão. Uma vez satisfeitas as pretensões dessas entidades o que se verificará é uma paralisação do potencial produtivo do médio empresariado e, consequentemente, redução no crescimento econômico e o aumento do desemprego.

* * *

'Ken humano' brasileiro gastou R$ 383 mil em cirurgias plásticas.

Quando você se sentir um completo imbecil, lembre-se: poderia ser pior.

Se buscar imitar os atributos estéticos de celebridades pode ser algo estúpido, o que dizer de alguém que deseja transformar o próprio corpo para assemelhar-se a um boneco?


11 de maio de 2014
Saulo de Tarso Manriquez é mestre em direito pela PUC-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário