"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de abril de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Pressão sobre Dilma e Petrobras forçará Lula a sair do silêncio sobre escândalos e sucessão

O Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva será obrigado a sair de seu comprometedor silêncio tático e cair dentro da mídia para dar à opinião pública uma satisfação sobre os escândalos que atingem figuras da cúpula de seu partido e a Petrobras que o PT aparelhou, desde o começo de 2003. Lula já fez reuniãozinha reservada com Dilma Rousseff em hotel, mas será forçado a sair do intimismo silencioso e explicar, publicamente, tudo que está acontecendo, incluindo os respingos de esgoto, sobre o PT, da Operação Lava Jato.
 
Luiz Inácio Lula da Silva deve explicações claras sobre sua decisão de comprar a refinaria Pasadena. Sim, a decisão foi dele – e não apenas do Conselho de Administração e da diretoria da empresa. O Presidente da República representa e corporifica, em última instância, o acionista máximo da estatal de economia mista, o governo da União. Além de titular do Palácio do Planalto, Lula era o padrinho de dois cargos na Petrobras: José Sérgio Gabrielli, presidente da companhia, e da “gerentona” Dilma Rousseff, sua ministra das Minas e Energia e da Casa Civil que foi “Presidente” do Conselho de Administração da petroleira.
 
Lula também precisa vir a público para explicar a conduta reprovável do agora futuro ex-presidente da Câmara dos Deputados. Não adianta a manobra (certamente respaldada pelo chefão Lula) para que André Vargas tire uma licença de 60 dias do mandado e do cargo de vice-presidente da casa legislativa. Vargas está enrolado, por gravações legalmente feitas pela Polícia Federal, com o doleiro Alberto Youssef, pego na Operação Lava Jato, junto com o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Lula terá de fazer um malabarismo para alegar que as negociatas de Vargas com o doleiro, envolvendo o Ministério da Saúde, não eram do conhecimento de seu candidato ao governo de São Paulo, o ex-ministro da pasta, Alexandre Padilha. Apenas por ironia, o contrato de R$ 150 milhões foi para o fornecimento de Viagra. Justamente agora, o PT dá sinais de que precisa de um santo remédio contra a impotência reeleitoral. A falta de credibilidade internacional não se resolve com o mágico comprimidinho azul. O vermelho petralha tende a sair de moda, contra a própria vontade.

Dilma cai nas pesquisas, pode virar alvo de CPI, já é acionada judicialmente por investidores da Petrobras, e tem tudo para não se reeleger. E, do jeito que o desgaste se aprofunda, nem Lula poderá se apresentar como salvador da pátria, disputando a eleição no lugar dela. A traição programada de Lula pode até encontrar eco junto ao eleitorado ignorante do norte-nordeste que, na eleição passada, foi enganado pela marketagem petista, informando, nos grotões, que “Dilma era irmã do Lula, e para tudo continuar (bolsas família da vida) o voto nela era a única alternativa”.
 
Ameaçada de ser tirada do páreo em um golpe interno, do próprio Lula, a acuada Dilma foi forçada ontem a dar uma declaração patética de “resistência”, bem no estilo de uma guerrilheira urbana prestes a ser justiçada pelo próprio companheiro que a inventou e patrocinou sua aventura de poder. Dilma bravateou mais uma mentirinha na qual nem ela mesma deve acreditar: “Podem ter certeza. O meu governo continuará governando. Continuará mantendo seu caráter republicano. Mas não iremos recuar nem um milímetro da disputa política quando ela aparecer”.
Se a Presidenta deu o recado para o Presidentro Lula, está na hora dele sair em defesa dela ou, de uma vez por todas, lhe trair a confiança, substituindo-a no time do poder. O risco dessa substituição será a clara demonstração de fraqueza e incompetência do atual governo. Se Lula for para o lugar de Dilma, que não deseja largar o osso duro do poder, ficará ainda mais complicado explicar ao eleitorado que é possível baixar a conta de luz e dos combustíveis apenas enfiando o dedo na tomada. No caso, no próprio focinho do porco que patrocina tanta porcaria...
 
Isto se não for inventada uma providencial diverticulite, para a diversão de Lula começar do nada, aqui na Terra do Nunca, a República Sindicalista de Banânia...
CPI pra quê?


Perfeito para políticagem
 
O doleiro Alberto Youssef bem que daria um excelente político brasileiro, do ponto de vista da tradicional quebra de promessas.
Quando foi condenado, em 2004, pelo escândalo do Banestado, Yousseff fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público, admitindo que movimentou apenas US$ 5 bilhões ilegalmente e se comprometendo a nunca mais mexer com o mercado de dólares.
 
Agora, as evidências obtidas na Operação Lava Jato mostram que Youssef deixou de honrar o compromisso, tornando-se sócio no esquema bilionário de lavagem de dinheiro público junto com a petralhada e outros comparsas menos votados.
 
Guerra judicial pela CPI
 
A oposição vai impetrar dois mandados de segurança no Supremo Tribunal Federal.
 
Um para que seja criada a comissão para apurar desmandos na Petrobras.
 
O outro recurso pretende impedir que vingue a estratégia governista de ampliar o escopo da investigação.
 
JB para quem precisa


Propaganda inútil
 
A Petrobras deveria repensar, seriamente, seu esquema de publicidade e propaganda.
Ontem, gastou uma fortuna colocando um anúncio de página inteira em Globo: Recordes dos empregados da Petrobras.
O comercial soa ridículo no momento em que a empresa é alvo de tantas denúncias de corrupção e tem a competência de sua gestão e governança corporativa questionadas por investidores.
 
Ainda mais que, na página 20 do mesmo O Globo recebe destaque a reportagem: “Minoritário da Petrobras pede ação contra Dilma e Mantega – Acionista recorre à Procuradoria pela compra da refinaria de Pasadena”.
 
Outra ação
 
Não são apenas os investidores da Petrobras que tentam processar Dilma.
O engenheiro João Vinhosa também estuda como entrar com uma ação judicial contra Dilma para que ela responda a questionamentos sobre o enganoso Acordo de Quotistas da Gemini firmado em janeiro de 2004 para produzir e comercializar gás natural liquefeito.
João Vinhosa espera que o Ministério Público Federal desarquive a denúncia que já fez tempos atrás.
 
 
Lição do velho Karl
 
“É impossível submeter a administração do Estado aos interesses da produção nacional sem restabelecer o equilíbrio orçamentário. E como restabelecer o equilíbrio entre a despesa e a receita do Estado sem restringir os gastos estatais, isto é, sem ferir interesses dominantes? Pois são esses interesses que governam e legislam através da Câmara. O déficit do Estado era precisamente o objeto de suas especulações e a fonte principal de seu enriquecimento. As enormes somas que passavam pelas mãos do Estado davam oportunidade para fraudulentos contratos de fornecimento, corrupções, subornos, malversações e ladroeiras de todo jeito. As relações entre a Câmara e o governo se multiplicavam pelas relações entre os órgãos da administração e seus contratados”,
Não são críticas de um oposicionista do governo petista sobre os escândalos na Petrobras, mas sim palavras de Karl Marx, no famoso ensaio sobre a revolução de 1848, na França.
Quem recorre à citação do “Velho Karl” (como ironiza sempre que pode Delfim Netto) é o economista Paulo Guedes, grande investidor na área de educação, em artigo ao jornal O Globo de ontem.
Novidades na Pearson
 
Giovanni Giovannelli foi anunciado ontem como o novo diretor-presidente da Pearson para o Brasil.
Dona das marcas de Sistema de Ensino – COC, Dom Bosco, Pueri Domus e NAME -, o mercado já especula que a britânica Pearson deve anunciar tacadas mais ousadas.
A aquisição da área educacional do grupo Abril ou a compra da Unip – de Carlos Alberto Di Gênio, que além de uma gigantesca universidade tem o poderoso grupo de ensino Objetivo.
Aécio e os Maçons em Sampa

 
O presidenciável tucano Aécio Neves deve lotar o auditório da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, na próxima quinta-feira, a partir das 20 horas.
 
Ele falará aos maçons sobre os desafios para o Brasil na próxima década.
Aécio foi convidado pelo Instituto Acácia de Responsabilidade Social, junto com as três potências maçônicas: Grande Loja, Grande Oriente e Grande Oriente Paulista.
 
Maçons assaltados
 
A bandidagem em São Paulo não alivia a barra nem dos templos maçônicos – que têm até um guarda simbólico para protegê-los de intrusos e profanos que queiram invadi-lo.
 
O site dos Bodes do Alfalto revela que no último dia 2 de abril, o templo da Loja Caridade e Amor número 235, que funciona na rua Coronel Newton Braga, número 3, na Penha, foi invadido por ladrões armados, em plena ordem do dia da sessão maçônica.
 
Os margiranhas fizeram o maior arrastão nos “irmãos”, levando até veículos de alguns deles que estavam estacionados na rua.
 
Guerra contra corrupção


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
08 de abril de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário