"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de abril de 2014

FINALMENTE, DILMA SAIU DO ARMÁRIO... MAS SÓ UM POUQUINHO!


 
Para que se entenda o título deste artigo, é necessário que se veja a série de vídeos intitulada “Saia do armário, Dilma!”, cujos links se encontram ao final. O primeiro pode ser visto acima, e o segundo, ao final do artigo.
Conforme informação contida em tais vídeos, a série só terminará após Dilma se manifestar sobre determinado Acordo de Quotistas da Gemini – espúria sociedade da Petrobras com uma empresa privada para produzir e comercializar Gás Natural Liquefeito.
 
Então, após a esperada manifestação de Dilma sobre o enganoso Acordo firmado em janeiro de 2004 – época em que Dilma acumulava as funções de Ministra de Minas e Energia e de Presidente do Conselho de Administração da Petrobras –, a série será encerrada com a divulgação do vídeo “Finalmente, Dilma saiu do armário!”.
 
Devido ao fato de Dilma ainda não ter se manifestado sobre o lesivo Acordo (que deixou a Petrobras refém da sócia majoritária da Gemini), a série não será encerrada por ora.
 
Contudo, honra seja feita: no caso da refinaria de Pasadena, Dilma teve um procedimento transparente, à altura do que propagam a seu respeito. Por meio de nota distribuída pela Presidência da República, ela, corajosamente, confessou que aprovou a polêmica operação de compra da refinaria em decorrência de ter sido enganada por um relatório falho, que omitia cláusulas contratuais desastrosas.
É inegável que, com tal confissão, Dilma saiu do armário.
 
Porém, só saiu um pouquinho, já que, ainda, nada falou sobre o Acordo de Quotistas da Gemini. Dentro do contexto da série “Saia do armário, Dilma!”, a Presidenta está na situação de uma pessoa que declara: “sou gay, mas sou meio-virgem!”.
 
Por falar na transparência de Dilma, no dia 17 de abril de 2014, completará exatamente um ano que foi protocolada na Presidência da República a última carta por mim dirigida a ela.
 
Por que será que, até hoje, Dilma, tão elogiada como sendo uma pessoa transparente, não tentou sequer refutar minhas palavras – que, de tão fortes, chegaram a levar o MPF à conclusão que eu estava a ela imputando o crime de tráfico de influência?
 
Em tal carta – disponível no site “Maracutaias na Petrobras”, cujo link se encontra ao final – afirmei o seguinte à Presidenta: “Sobre a Gemini, o site reproduz o artigo ‘Roberto Gurgel, Dilma Rousseff e o tráfico de influência na Petrobras’, que evidencia o erro do MPF ao arquivar minha denúncia, alegando que a mesma tinha como objetivo ‘exclusivamente, o suposto tráfico de influência imputado à Presidenta da República’.”
 
O que causa mais espanto no caso do citado Acordo de Quotistas é que, apesar de eu explicar didaticamente como, apoiado nele, a sócia privada da Gemini pode, se lhe aprouver, superfaturar legalmente contra a Petrobras, ninguém – nem mesmo Dilma, a principal responsável por defender os interesses da empresa na época – tem coragem de contestar minhas acusações.
 
A seguir, os links acima referidos:
 
https://www.youtube.com/watch?v=Mch9yUu6aGs  (“Saia do armário, Dilma! (I)")
https://www.youtube.com/watch?v=5H6MIj-ytAg  (“Saia do armário, Dilma! (II)”)
http://www.maracutaiasnapetrobras.com/ (“Maracutaias na Petrobras”)

 
08 de abril de 2014
João Vinhosa é Engenheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário