"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de abril de 2014

INSEGURA QUANTO À SUA REELEIÇÃO, DILMA INAUGURA OBRA QUE FICARÁ PRONTA EM 2015 E QUE AINDA DEPENDE DE LICENÇA AMBIENTAL



A presidente Dilma Rousseff inaugurou nesta sexta-feira, em Porto Alegre, um emissário para escoamento de esgoto que funcionará integralmente apenas em março de 2015. A obra, que custou R$ 146 milhões e foi parcialmente financiada com recursos da Caixa, iniciou a fase de testes no dia 12 de março. Dilma fez questão de participar da cerimônia porque acompanhou as negociações para o financiamento do projeto quando ainda era secretária da Fazenda no governo do prefeito do Alceu Collares (PDT), entre 1985 e 1988.
 
A presidente visitou a estação acompanhada do governador Tarso Genro (PT) e do prefeito José Fortunati (PDT). A estação de tratamento Serraria, que faz parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), só poderá operar plenamente daqui a um ano, quando a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) irá avaliar a necessidade de se alterar a estrutura implantada. O impasse começou no final de 2012, quando o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) solicitou a licença de operação ao órgão ambiental correspondente.
 
O Pisa tem orçamento de R$ 672 milhões - quase metade dele financiado pela Caixa. A estação vai elevar para 77% o índice de esgoto tratado em Porto Alegre, mas ainda não recebeu aval para funcionar porque houve redução em um quilômetro no tamanho da tubulação que despeja esgoto no Rio Guaíba. A Fepam considerou insuficientes os estudos adicionais sobre a viabilidade de manter o despejo final em 1.600 metros, em vez dos 2.600 metros do projeto original.
O acordo firmado em dezembro do ano passado entre a prefeitura e o governo do estado prevê que a estação inicie a operação com apenas 13% de sua capacidade (530 litros por segundo) e chegue a 60% (2,5 mil litros por segundo) em março de 2015, se o modelo de dispersão for cumprido. Não está descartada a possibilidade de que o emissário seja prolongado em mais um quilômetro por exigência da Fepam, o que demandaria mais 18 meses de obra a partir do ano que vem.
 
(O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário