"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de abril de 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

 

“A renúncia dele, agora, não muda nada”
Deputado Ricardo Izar (PSD-SP) sobre André Vargas, sócio do doleiro Alberto Youssef


VIÚVA-BOMBA ASSOMBRA O PT NA CPI DA PETROBRAS

Viúva do ex-deputado federal José Janene (PP-PR), um dos pivôs do escândalo do mensalão no Congresso, Stael Fernanda Janene pode ser peça-chave na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará denúncia contra a Petrobras envolvendo o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal. A viúva reivindicaria dinheiro em conta milionária do falecido marido no exterior, da qual o doleiro teria se apossado.

AMIGOS ÍNTIMOS

Alberto Youssef é padrinho de um filho do Janene, de quem carregava um cheque na carteira quando foi preso pela PF, em 2001.

RAMIFICAÇÕES

Janene teria feito a ponte entre Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto, envolvido na compra da refinaria de Pasadena, EUA.

IRMÃO CAMARADA

O ex-líder do Partido Progressista também era fortemente ligado ao vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), sócio de Youssef, que está preso.

PELA ORDEM

O líder do SDD, Fernando Francischini (PR), garante que seu primeiro requerimento, se a Comissão Parlamentar de Inquérito for instalada, será para ouvir a “viúva explosiva”.

PSDB COBRA RESULTADO DA ‘FAXINA’ DE DILMA EM 2010

Líder da oposição na Câmara, Domingos Sávio (PSDB-MG) solicitou ao ministro Jorge Hage (CGU) informações sobre andamento e conclusão das investigações que levaram à demissão – na propalada “faxina” da presidente Dilma em 2010 – dos ex-ministros Antônio Palocci (PT), Alfredo Nascimento (PR), Carlos Lupi (PDT), Orlando Silva (PCdoB), Wagner Rossi (PMDB), Pedro Novais (PMDB) e Mário Negromonte (PP).

FACHADA

Os ex-ministros, que foram alvos de denúncias de corrupção em 2010, saíram dos cargos, mas indicaram seus substitutos.

CADÊ O DINHEIRO?

O líder da oposição questionou ainda a Controladoria-Geral da União sobre a devolução do dinheiro desviado ou apropriado indevidamente.

MARRONZINHO

A entrevista de Lula a blogueiros amigos, terça, consagra o “jornalismo de torcida”, com direito a aplausos e até assobios na plateia.

TESTEMUNHA

Relator do processo de cassação do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) pretende ouvir o doleiro Alberto Youssef, caso não atrapalhe o andamento do processo.

DEIXA PRA LÁ

Sem controle da bancada na Câmara, chefiada pelo líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o vice Michel Temer cancelou ontem a reunião de trabalho que ocorreria na casa do vice-governador Tadeu Filippelli (DF).

GESTÃO ANTERIOR

Citado nas investigações da Polícia Federal por ter recebido doação eleitoral intermediada pelo doleiro Alberto Youssef, o PP nacional pode desligar os ex-dirigentes Mário Negromonte e Henrique Pizzolato.

BATATAS QUENTES

Relator da MP 627 no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) deve deixar à presidente Dilma a tarefa de remover os mais de vinte “contrabandos” enxertados pelo relator e líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

GATOS MIÚDOS

O Tribunal Superior do Trabalho multou a Petrobras em R$ 500 mil pelo uso de uma “cooperativa de metalúrgicos” do estado do Rio para recontratar ex-funcionários, sonegando encargos trabalhistas.

AFUNDANDO JÂNIO

A família do ex-presidente processa o eterno candidato Levy Fidelix (PRTB) por uso indevido do nome de Jânio Quadros em uma fundação que criou, e ainda cobra os valores que ele arrecadou.

NEGÓCIO DA CHINA

Era lero-lero o complexo graneleiro de US$ 2 bilhões do grupo Chongqing Grain Group Corp em Barreiras (BA) para exportação. Em três anos só o mato cresce nos 100ha devastados, apurou a Reuters.

DE OLHO EM 2016

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) fechou o plano de ação para a Copa do Mundo. O foco agora é nas Olimpíadas do Rio, em 2016. O diretor da Abin, Wilson Trezza, deve sair da agência após o Mundial.

PENSANDO BEM...

... “santa CPI”: enquanto os escândalos da Petrobras entram pela porta do Congresso, dona inflação invade nossas casas pela janela.


PODER SEM PUDOR

TUDO É POSSÍVEL

O advogado Mendes de Barros, que ficaria famoso como o "marajá das Alagoas", foi candidato ao Senado pelo MDB, em 1970. Num comício em Pilar, praça lotada, um vereador anunciou sua presença:

- Está aqui o doutor Mendes de Barros, nosso futuro governador!...

Mendes puxou o sujeito pela camisa e lhe soprou no ouvido:

- Não é "futuro governador", é "futuro senador"...

Ao microfone, o vereador compartilhou sua resposta com a multidão:

- Tem importância não, dr. Mendes. Nesta terra tudo pode acontecer...
 
12 de abril de 2014
in Claudio Humberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário