"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

GREVE GERAL CONTRA OS KIRCHNER PODE TRANSFORMAR ARGENTINA EM NOVA VENEZUELA

 


 
Uma greve geral convocada por sindicatos e políticos opositores ao governo de Cristina Kirchner paralisa serviços essenciais nesta quinta-feira na Argentina. De acordo com o jornal La Nación, a greve é sentida com força na região metropolitana de Buenos Aires e a paralisação de trens, metrôs, ônibus e voos deixou as ruas da capital e das cidades próximas vazias. Os sindicatos e setores de oposição protestam contra a desvalorização do peso frente ao dólar, a inflação e a insegurança no país
 
Os sindicalistas reivindicam a possibilidade de cada setor negociar os salários livremente, sem um teto máximo estabelecido pelo governo. Os trabalhadores também querem que o governo conceda dois reajustes salariais até o final do ano, levando em conta a projeção de 40% de inflação no país para 2014, segundo consultorias privadas de análise de dados macroeconômicos.
 
Escolas, bancos e a coleta de lixo também estão com serviços suspensos em muitas cidades do país. Em alguns hospitais, apenas o serviço de emergência está operando normalmente, mas é impossível fazer uma consulta ou um exame. "Existe um elevado grau de adesão", disse Luis Barrionuevo, ex-senador e dirigente da Central Geral dos Trabalhadores (CGT), uma das principais do país. Devido à forte adesão dos trabalhadores do setor dos transportes, a greve nacional já é considerada um sucesso pelos organizadores e um duro golpe contra o governo. No setor privado, "estão parados a Ford, a Kraft, a Volkswagen, a PepsiCo e outras empresas", disse o deputado e líder da Frente de Esquerda, Néstor Pitrola.
 
Os principais acessos à cidade de Buenos Aires estão bloqueados por piquetes de manifestantes. A ponte Pueyrredón, importante rota que liga a capital à região sul da Grande Buenos Aires, foi bloqueada às 7 horas da manhã. Cerca de 200 militantes do Partido Obrero impedem a passagem de veículos na ponte em ambas as direções.

10 de abril de 2014
caminho21

Nenhum comentário:

Postar um comentário