"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

GILBERTO CARVALHO ADMITE TRÁFICO DE INFLUÊNCIA NO GOVERNO - ACUSA CAIADO



 
O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Ronaldo Caiado (Democratas-GO), acusou o ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, de praticar tráfico de influência ao interferir em estatais para a liberação de recursos a entidade ligada ao MST para financiar evento que terminou em tumulto, em Brasília.

Carvalho esteve nesta quarta-feira (9/4) na Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal para explicar o repasse de recursos governamentais ao MST, suas declarações que condenam comportamento da PM/DF em manifestação do MST e denúncias do ex-secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., de recebimento de propina enquanto Carvalho trabalhava com o prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel.
 
“Quando um ministro de Estado liga para um presidente da Caixa Econômica, nessa hora, ele não está solicitando, é uma ordem para liberar os recursos. Não é uma pessoa comum interferindo, isso é tráfico de influência! Tira a liberdade das estatais de decidirem as prioridades dos patrocínios”, opinou Caiado. Nessa mesma audiência pública, Gilberto Carvalho admitiu ter feito gestão para que Caixa, BNDES, Petrobras e INCRA repassassem cerca de R$ 1,5 milhão a Abrapa, ONG ligada ao MST, para financiar congresso do movimento que terminou em tentativa de invasão do STF e Palácio do Planalto com 32 feridos. A afirmação foi feita após questionamento do democrata Efraim Filho (PB).
 
Caiado solicitou ao ministro informações detalhadas sobre a aplicação de recursos de patrocínio a ONGs e sobre a forma de escolha e atuação do comitê de patrocínio da Secretaria-geral, segundo Carvalho, responsável por deliberar sobre a aprovação desses recursos. “Quando perguntado pelo deputado Efraim Filho, o ministro afirmou que ele próprio havia interferido e não um comitê de patrocínio, como disse depois, e isso configura tráfico de influência”, acrescentou Ronaldo Caiado.
 
Denúncias Romeu Tuma Jr.
 
Os deputados Alexandre Leite (Democratas-SP) e Caiado questionaram o ministro da Secretaria-Geral sobre seu recuo em processar o ex-secretário nacional da Justiça, Romeu Tuma Jr., que o acusou de receber propinas de empresários e repassá-las ao ex-ministro José Dirceu – condenado no processo do mensalão – enquanto trabalhava com prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel.
 
“O senhor afirmou que iria processar Romeu Tuma Jr. em dezembro de 2013. Se nega todas as acusações o melhor a fazer não seria aciona-lo na justiça? As denúncias são graves e foram publicadas. Me causa estranheza esse fato até porque as outras pessoas citadas ou está morta ou está presa, condenado no processo do mensalão”, disse Leite. O ministro Gilberto Carvalho disse na audiência que, ao contrário do que declarou no ano passado, não dará palanque a Tuma Jr. e apenas oprocessará quando achar conveniente.
 
10 de abril de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário