"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 12 de março de 2014

TUDO DOMINADO


Elio Gaspari lembrou bem hoje:
 
“Ganha uma viagem a Roma, com direito a hotel “padrão Dilma”, quem souber apontar uma só política pública associada ao descontentamento do PMDB com o atual governo, os passados e os futuros. Se o deputado Eduardo Cunha, líder da bancada do partido e porta-voz da insatisfação, estivesse discutindo transportes públicos, muito bem. Difícil que o faça, a menos que pretenda começar pela promiscuidade existente nas relações dos governos do Rio de Janeiro com os concessionários. Ele também poderia estar descontente com a inépcia dos ministérios da Educação, ou da Saúde, mas disso seu PMDB não se queixa. A bandeira mais visível da oposição, ajudada pelos rebeldes, foi a proposta de instalação de uma comissão externa para investigar a Petrobras.”
 
Pois é. É claro que essa briga de bandidos agrada muito quem é oposição. É claro também que o caso das propinas da Petrobras tem que ser investigado, mas será que alguém acredita que o PMDB fez com que essa CPI das propinas fosse aprovada pelo amor à Pátria de cada um dos deputados que votaram contra o governo? Alguém duvida que o resultado dessa pirraça acabe em pizza quando o PT ceder um pouco (e vai ceder porque é ano de eleição)?
Dói muito chegar à triste conclusão que não vai ser em uma, duas ou dez eleições que vamos ter representantes dignos, mesmo se levando em consideração a remotíssima possibilidade do eleitor votar com consciência. A calhordice já está tão arraigada no meio político que a exceção virou regra geral e quase unânime: se não for canalha, desonesto, escroto, mau-caráter, moleque, ordinário, salafrário e sem-vergonha, não chega ao “pudê”.
E que me desculpem e esperneiem os que não concordarem, mas se essa sujeira toda não foi invenção do PT, ela foi institucionalizada por ele.
 
12 de março de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário