"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 16 de março de 2014

NÃO VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA



O pichador de 1968 teria muito trabalho hoje em dia com o atual regime...
 
Por muito tempo condenamos unilateralmente os analfabetos e os beneficiários dos programas de inclusão social  com direito a voto, o que resulta na eleição dessa quadrilha que hoje nos governa.
A verdade é que não temos uma democracia representativa. Chegou a hora de mudar o foco da questão. Esse grande número de eleitores, a maioria do nosso eleitorado, não passa de massa de manobra na mão dos corruptos, dos verdadeiros ladrões que infestam e destroem a República há onze anos.

 O Poder Legislativo há muito dispensa comentários. Todos sabemos que não passa de um esgoto, refúgio de bandidos da pior espécie, capazes de, pela criatividade, cara de pau e a reconhecida impunidade, fazer inveja a todo aquele pessoal que hoje ocupa os presídios de segurança máxima.

 O Poder Executivo, a começar pela chefe, abriga um exército de incompetentes que está destruindo a infra estrutura do país. A educação, a saúde, a segurança, a economia estão indo ladeira abaixo, para não falar na patente tentativa de segregar a sociedade, criando castas de privilegiadas minorias, que tentam impor regras para as maiorias. Um sujo proselitismo temperado com hipocrisia. 

O Poder Judiciário através de sua Corte Suprema (STF) deixou, à vista de qualquer cidadão minimamente informado, um regresso civilizatório digno de terceiro mundo ao encerrar o julgamento do mensalão. A nossa Justiça conseguiu demonstrar que, em nosso país, uma mentira vale mais que uma verdade; que o Brasil é um paraíso de ladrões; que a corrupção apesar de endêmica é plenamente aceitável desde que haja moeda de troco.  

Fora da esfera administrativa, vemos mais da metade de nossa imprensa comprometida com a corrupção, recebendo a superfaturada publicidade oficial a troco do silêncio sobre toda a podridão que certamente comprometeria o governo. Nossas maiores empresas privadas contratam obras por valores muito acima do real e não concluem as obras. Mas, nós contribuintes pagamos a conta.

 Tudo isso é o mínimo que se pode dizer do país hoje. Não estamos vivendo uma democracia representativa. A quebra das instituições já se faz necessário para garantir a liberdade e a integridade territorial do pais. Que o próximo dia 31 de Março, 50 anos da tomada de poder pelos militares, sirva para reflexão e uma melhor avaliação do que seríamos hoje se o chamado golpe de estado não tivesse ocorrido. Na minha opinião seriamos, no mínimo, uma Cuba gigantesca ou o território transformado em colcha de retalhos.
 
16 de março de 2014
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário