"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

EXTRADITAR PIZZOLATO PODE CUSTAR R$ 500 MIL SÓ EM TRADUÇÃO

País precisa enviar para a Itália versão juramentada do acórdão do julgamento do mensalão, com 8.405 páginas.
 
Procuradoria Geral da República diz já ter começado a verter documentos, mas não revelou seu orçamento
 


O pedido de extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato pode custar caro ao Ministério Público Federal.
 
Para fazer o pedido, é necessário enviar à Itália uma cópia com tradução juramentada da decisão do julgamento do mensalão, no qual Pizzolato foi condenado. Esse é um dos itens do tratado de extradição entre os países.
 
A Folha solicitou o orçamento a uma empresa de tradução juramentada que presta serviços para grandes empresas e para órgãos públicos. O valor mínimo necessário para verter as 8.405 páginas do acórdão é R$ 577 mil.
 
Segundo a empresa, o valor foi calculado levando em conta o tamanho do documento e o limite de tempo para a conclusão do serviço, uma vez que a peça deve estar na Itália em até 40 dias.
 
A Procuradoria Geral da República afirma que já começou a tradução, mas não informa se o faz com servidores próprios ou contratando terceiros. Tampouco informa se irão traduzir apenas os trechos relativos a Pizzolato ou a totalidade do documento.
 
COMPARTILHAMENTO
A Itália vai compartilhar com a Polícia Federal os dados dos dois computadores e um tablet apreendidos durante a operação que resultou na prisão de Henrique Pizzolato, na quarta-feira da semana passada, em Maranello.
 
Os equipamentos ainda não foram examinados. Policiais ouvidos pela Folha acreditam que podem incluir os rastros de crimes, como a falsificação de documentos.
 
Em novembro do ano passado, surgiram rumores de que Pizzolato teria fugido para a Itália com um pen drive com um dossiê com dados da campanha presidencial de Lula em 2002 --o que ainda não foi confirmado.
 
"Até agora, nosso trabalho ficou focado nos documentos falsos que encontramos com ele. Agora, vamos trabalhar na questão dos computadores", disse à Folha o coronel Francesco Fallica, diretor da divisão de cooperação internacional da polícia italiana.
 
O número 1 da Interpol na Itália vai se reunir hoje com o adido da Polícia Federal em Roma, Disney Rosseti.
 
Segundo Fallica, os brasileiros devem participar da análise dos arquivos.
 
Pela lei brasileira, a verificação de dados em um computador depende de um juiz autorizar a quebra de sigilo.
 
Além da ação de extradição para cumprir pena de 12 anos e 7 meses da condenação do mensalão, ele vai responder por uso de documento falso na Itália por ter apresentado o passaporte com o nome do irmão Celso Pizzolato, morto em 1978. A PF também instaurou inquérito no Brasil para apurar o caso.
 
A mulher de Pizzolato, Andrea Eunice Haas, teria deixado na sexta o apartamento de Fernando Grando, sobrinho de Pizzolato, último esconderijo do casal na Europa. Grando, que é engenheiro da Ferrari, não quis se pronunciar.

10 de fevereiro de 2014
(SEVERINO MOTTA, GRACILIANO ROCHA E MÁRIO CAMERA)
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário