"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

"BLOCÃO" DE ALIADOS ESTREIA E AMEAÇA INVESTIGAR PETROBRAS

Líderes de sete partidos governistas e de um da oposição acertaram ontem pauta de votação incômoda ao Planalto
Após forte pressão do governo, sessão que propôs comissão para apurar propina em petroleira foi encerrada
 
Insatisfeitos com o governo, sete partidos da base aliada e um oposicionista formalizaram ontem a criação de um "blocão" de deputados "independentes" para atuar na Câmara dos Deputados. O novo grupo fechou uma pauta incômoda ao Planalto e acabou travando as votações da Casa.
 
Capitaneadas pelo PMDB, principal aliado do PT no âmbito federal, as bancadas escolheram como alvo a Petrobras, uma prioridade da presidente Dilma Rousseff.
 
O "blocão" decidiu apoiar a aprovação de uma comissão externa para investigar denúncias de pagamento de propina a funcionários da petroleira estatal pela fornecedora holandesa SBM.
 
A discussão do tema elevou a tensão entre governo e deputados. O Planalto chegou a oferecer explicações da presidente da Petrobras, Graça Foster, mas o novo grupo rejeitou e tentou derrotar o Executivo.
 
Durante a sessão para discutir a criação da comissão, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), conversou por telefone com o vice Michel Temer, com ministros e teria até discutido com Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
 
Em meio à pressão do governo e manobras regimentais do PT, a sessão foi encerrada sem definição sobre a criação da comissão. Alves ainda tentou acordo para discutir outros temas, mas aí foi a vez do "blocão" se recusar a registrar presença.
 
Segundo os aliados, a ideia era mostrar que o "blocão" --formado por PMDB, PSC, PP, Pros, PDT, PTB, PR e o oposicionista Solidariedade-- não está "blefando". Ao todo, ele reúne mais de 250 dos 513 deputados.
 
A estratégia de colocar em pauta uma matéria sensível ao governo foi discutida em almoço na casa do líder do PMDB. No encontro, os líderes analisaram o pacote do Planalto para tentar neutralizar o "blocão".
 
O governo havia prometido a mobilização de ministros para atender demandas dos deputados além de cumprir liberação de verbas para obras apadrinhadas por congressistas e elaborar pauta de votações de consenso.
 
Para líderes do "blocão", as ações não resolvem insatisfações motivadas pela falta de diálogo com o governo, pelo rompimento de acordos para pagamento das emendas e pela interferência do Planalto na pauta da Casa.
 
Ontem, as principais queixas foram dirigidas ao ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). Segundo líderes, ele aumentou a irritação dos aliados porque teria dito que a reeleição de Dilma está pavimentada e que lhe sobra sustentação nos Estados.
 
Em outra frente, o Planalto terá de trabalhar para evitar que a instabilidade resulte numa CPI no Congresso para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras. A oposição já começou a recolher assinaturas.

27 de setembro de 2014
MÁRCIO FALCÃO E RANIER BRAGON - Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário