"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

AUMENTO NO PREÇO DO COMBUSTÍVEL É DILEMA PARA EMERGENTES, DIZ "FT"

Segundo o jornal britânico, subsídios dados por países como o Brasil ameaçam elevar déficits comerciais e prejudicar o crescimento econômico.
 
O jornal britânico Financial Times alertou, em sua edição online, que os governos e companhias de mercados emergentes enfrentam fortes aumentos nos custos de combustível, o que ameaça elevar déficits comerciais e prejudicar o crescimento econômico.
 
Segundo a publicação, apesar de o preço do petróleo brent estar bem abaixo do pico atingido em 2008 em termos do dólar, ele já atingiu níveis recordes em termos do rand sul-africano e da lira turca. "Nas moedas de Índia, Indonésia e Brasil - as outras economias que fazem parte dos chamados 'cinco frágeis' - o brent atingiu níveis recordes no fim do ano passado", diz a reportagem do FT.
 
O jornal afirma que o resultado é um dilema para os governos desses país, que têm a opção de permitir que os custos do combustível cresçam e o consumo fique desencorajado ou de absorver os preços maiores por meio de subsídios, colocando ainda mais pressão sobre orçamentos que já passam por dificuldades.
 
No Brasil, em meados de janeiro, a Petrobrás voltou a negar um aumento dos preços de combustíveis. O último reajuste de 4% para a gasolina nas refinarias, anunciado no fim de novembro, chegou ao consumidor em dezembro (4,04%) acima do impacto esperado por analistas (2% a 2,6%) no índice de referência IPCA. Segundo o IBGE, o vilão em dezembro foi o etanol anidro - misturado à gasolina na proporção de 25% - devido à entressafra da cana-de-açúcar.

Histórico de reajustes da Petrobrás

Em porcentagem
NOV/2013FEV/2013JUN/2012NOV/2011JAN/2013JUL/2012 Gasolina Diesel6420
                                                                           
03 de fevereiro de 2014         
Stefânia Akel - Agência Estado
FONTE: TENDÊNCIAS CONSULTORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário