"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PREVISÕES DO SACHSIDA PARA 2014


Como já é tradição nesse blog, faço minhas previsões para 2014.
Aqui você pode ler sobre as previsões que fiz para 2012, e aqui as previsões feitas para 2013. E ai? Estou indo bem ou não estou?

Previsões para 2014:

Inflação: acima de 6%
PIB: ao redor de 3%

Contas públicas: gastos gigantescos nos governos federais e estaduais (essa é fácil).

Greves: vai ser o ano com o recorde mundial de greves (para aproveitar a Copa).

Eleições: Dilma só perde se as manifestações de junho de 2014 foram grandes.

Maior inimigo: o momento em que as taxas de juros americanas irão aumentar está chegando. Quando isso acontecer será um desastre para a economia brasileira. Uma pena, avisei isso há muito tempo atrás, mas como não fui ouvido, e nem serei ouvido, quando a taxa de juros americana subir o Brasil amargará uma enorme crise.

Em 2014 os gastos públicos irão decolar, seja pela Copa sejam pelas eleições estaduais e presidenciais.
Gastamos todo excedente de nossa economia com consumo, e não com poupança. Quando a taxa de juros americana subir será a hora da verdade para a economia brasileira.
A propósito, eu falei isso há muito tempo, não sou daqueles que tirou onda e só agora estão acordando para a realidade. Há muito tempo eu alerto que 2015 será o ano do ajuste de contas.
 
18 de dezembro de 2013
Sachsida

Nenhum comentário:

Postar um comentário