"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DILMA MAQUIA A CONTA DE LUZ OUTRA VEZ


 
 
O sistema de bandeiras tarifárias, que mudará a forma de reajuste das tarifas de conta de luz, teve sua implantação adiada do mês que vem para janeiro de 2015. A decisão foi tomada ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sob o argumento de que as empresas de energia não estão preparadas para adotá-lo e os consumidores ainda não conhecem o novo modelo.
 
Questionado pela reportagem se o adiamento não dá um alívio ao governo ao não pressionar a inflação logo nos primeiros meses do ano, já que posterga o aumento da tarifa de energia, o relator do caso, Edvaldo Alves de Santana, afirmou que os diretores "não pensaram nisso".
 
Em teste desde junho deste ano pelas distribuidoras, o sistema passaria a valer já no próximo mês para consumidores residenciais e industriais. O modelo previa que as tarifas passariam a flutuar mensalmente conforme o uso de usinas termelétricas, cuja energia é mais cara.
 
Hoje, o custo adicional do acionamento das térmicas --necessário para garantir abastecimento de eletricidade nos períodos de seca-- só aparece na conta de luz uma vez por ano, quando a Aneel autoriza o reajuste das tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia.
 
AUMENTOS MENSAIS
 
Com o sistema de bandeiras tarifárias, o repasse aos consumidores será mensal, sempre que o custo subir. Como revelou a Folha no mês passado, se o modelo já estivesse em vigor, as tarifas, até novembro, teriam subido todos os meses deste ano, em praticamente todo o país.
 
Para a Aneel, é preciso adiar o início da operação do sistema diante de "diversas pendências" em seu processo de implantação e da falta de conhecimento dos consumidores. "A preocupação é que as falhas na implantação possam comprometer seriamente o que seria uma boa ideia", afirmou Santana, o relator, em seu voto. Segundo ele, a maioria das distribuidoras relatou ser "praticamente impossível" cumprir o prazo inicial e implantar o sistema já em algumas semanas. Com o novo sistema, as distribuidoras terão de incluir na fatura da contas de luz um sinal nas cores verde, amarela ou vermelha. A cor da bandeira sinalizará se o uso de usinas térmicas será nulo, pequeno ou alto.
 
NOVAS FAIXAS
 
Diante do aviso, os consumidores podem ajustar seu consumo, optando por economizar no valor a ser pago. Segundo Santana, em janeiro do ano que vem, caso o sistema já começasse a valer, provavelmente a bandeira seria amarela ou vermelha, ou seja, haveria aumento.
 
A Aneel decidiu ainda ajustar as chamadas "faixas de acionamento" das bandeiras tarifárias, dando mais um alívio ao consumidor. Na prática, a reguladora aumentou o nível de uso de térmicas necessário para que uma bandeira amarela ou vermelha seja acionada. Não houve, contudo, mudança no valor cobrado dos consumidores. Caso a bandeira seja verde, a tarifa não será alterada. Quando amarela, haverá acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Na vermelha, o valor sobe a R$ 3 por 100 kWh.
 
(Folha de São Paulo)
 
18 de dezembro de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário