"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

COMENTÁRIO SOBRE UM POST

Que sabor terá um gozo material, muitas vezes supérfluo e até efêmero, conquistado a custa do sacrifício de nossos irmãos?



Grande e corajosa colocação, feita aqui por Nélio Jacob, ao destacar que o grande problema é que todos querem enriquecer.

 Eu, cada vez mais, acredito que esses meros setenta anos que vivemos, em média, não passam de uma fração de segundo em nossa existência; talvez sejam nada dentro da eternidade a que pertencemos.
 
E, nesse diapasão, uma pergunta se faz necessária: que sabor terá um gozo material, muitas vezes supérfluo e até efêmero, conquistado a custa do sacrifício de nossos irmãos?

É fundamental coibir a imoralidade que se alastra na política, sim. Mas, tão importante quanto a investigação e a punição dessas práticas imorais e ilegais, é o esforço para se construir uma consciência geral sobre o quanto execráveis são tais condutas e o quanto isso faz sofrer pessoas inocentes.

Caros amigos, penso que vocês, que aqui fazem tão relevantes comentários, notoriamente pessoas de bem, inconformadas com tanta injustiça e covardia, possuem preciosa ferramenta para formar uma opinião pública, não contra quem quer que seja, mas no sentido de que não há caminho para a felicidade plena, se não o do bem – obrigação de todos.

24 de dezembro de 2013
Carlos Wolf

Nenhum comentário:

Postar um comentário