"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 7 de setembro de 2013

DEPLORÁVEL 7 DE SETEMBRO


O Sete de Setembro provou. O governo não precisa de manifestações de rua para ser deplorado pela população brasileira.

A nação está em casa e nos lugares onde se sente à vontade em busca de uma tal felicidade, construindo uma nova democracia.

É só uma questão de tempo; um tempo que não precisa de slogans, nem de campanhas de publicidade enganosa, para mostrar que sociedade justa e igualitária é aquela que, em vez de mentiras e promessas vãs, desfruta de saúde, educação, segurança, transporte, qualidade de vida, justiça e igualdades sociais.

Os que detém os poderes constituídos nas mãos que tomem tento e comece a fazer as malas e bagagens. O povo cansado desse regime de vícios e dissimulações está pedindo passagem, à sua maneira, para uma nova democracia.

Essa que aí está já não é mais; não passa de um sonho desfeito pela mentira que alimenta com migalhas em forma de bolsas popularescas a tirania branda e disfarçada que se vale dos menos avisados; que dá pão e circo; que oferece brioches cubanos em vez de saúde e serviços essenciais.

Um nova democracia está nascendo do seio do povo cansado e indignado pela imoralidade, descaso e incompetência de quem pratica o despotismo com o ranço e o bafo dessa Democracia Dilma da Silva.

Só uma democracia de verdade pode outorgar a cada um dos brasileiros o direito de se fazer opressor de si próprio. Não será uma democracia lulática nem dilmática que fará desta nação uma escrava dela mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário