O texto que segue, em tradução livre do inglês, é do site internacional norte-americano "Politico" que já expandiu sua cobertura com filial na Europa. Refere-se ao discurso proferido pelo Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeu (foto acima), no Senado da República Tcheca, alertando mais uma vez sobre a ameaça que representa o Partido Comunista Chinês ao Ocidente. Pompeu iniciou nesta quarta-feira, dia 12, na República Tcheca, um giro e cinco dias à Europa Central.
Vale a pena ler esta matéria que reflete a posição do Governo do Presidente Donald Trump ante ao avanço do PCChinês sobre a Civilização Ocidental, assunto descurado pela grande mídia nacional e internacional. No que se refere ao Brasil, como é sabido, o PCChinês já fez parecerias com veículos de mídia brasileiros, como é o caso do grupo da TV Bandeirantes de São Paulo. Mas não se sabe ao certo o tamanho dessa intromissão do Partido Comunista Chinês, já que os veículos midiáticos escamoteiam quaisquer informações sobre isso. No entanto, o Governo do Presidente Donald Trump já está empenhando firmemente em brecar o deletério avanço do comunismo chinês sobre o Ocidente. Leiam:
A China representa uma ameaça ao Ocidente que é de certa forma "pior" do que a representada pela União Soviética durante a Guerra Fria, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em um discurso no Senado tcheco na quarta-feira.
“O que está acontecendo agora não é a Guerra Fria 2.0. O desafio de resistir à ameaça do PCC [Partido Comunista Chinês] é de certa forma pior ”, disse Pompeo, usando a primeira parada de sua visita de cinco dias à Europa Central para levantar a perspectiva de dominação mundial chinesa e lembrar seus anfitriões tchecos de seus anos sob a opressão soviética.
“O PCC já está enredado em nossas economias, em nossa política, em nossas sociedades de uma forma que a União Soviética nunca esteve.”
Embora ele tenha notado que a Rússia continua a "minar" a democracia e a segurança tchecas, com campanhas de desinformação e ataques cibernéticos, Pompeo afirmou que as "campanhas de coerção de controle" da China eram um perigo maior.
“Somente em seu país, vemos campanhas de influência contra seus políticos e forças de segurança, o roubo de dados industriais e o uso de alavancagem econômica para sufocar a própria liberdade”, disse ele.
Como exemplo, Pompeo citou o cancelamento de uma turnê da Orquestra Filarmônica de Praga na China no ano passado por causa das políticas pró-Taiwan do prefeito de Praga Zdeněk Hřib.
“O PCCh alavanca o poder econômico para coagir os países”, disse Pompeo.
Em seu discurso, Pompeo lembrou as décadas de domínio tcheco pela União Soviética e pelo Partido Comunista Tcheco, que governou o país sem oposição de 1948 a 1989.
“Sua nação e outras que sofreram por trás da Cortina de Ferro sabem melhor de tudo como os comunistas mergulham profundamente as sociedades na ruína e na repressão”, disse ele. “Quando a Cortina de Ferro finalmente caiu, os americanos se alegraram com a sua liberdade.”
Relembrando a resistência tcheca ao regime comunista, ele exortou os senadores tchecos “a defenderem a soberania e as liberdades que você e seus compatriotas exigiram nas ruas de Praga em 1968, no documento da Carta 77 e na Praça Venceslau em 1989”.
A visita de Pompeo, que começou na terça-feira, ocorre no momento em que os senadores tchecos preparam uma viagem oficial a Taiwan de 30 de agosto a 4 de setembro. A delegação estará acompanhada por Hřib e representantes de mais de 40 empresas tchecas.
HUAWEI, MÁQUINA DE ESPIONAGEM.
O discurso do Senado veio após um almoço de trabalho com o primeiro-ministro tcheco Andrej Babiš. Em uma coletiva de imprensa conjunta após a reunião, Pompeo criticou a China por sua repressão aos protestos de Hong Kong e chamou a repressão de Pequim aos muçulmanos uigures de "a mancha dos direitos humanos do século", alegando que foi "sustentada por empresas como a Huawei, usando tecnologia que a polícia secreta só poderia ter sonhado. ” (A gigante das telecomunicações Huawei negou repetidamente as alegações dos EUA de que espia para o governo chinês por meio de seu equipamento 5G.)
Ele também fez uma proposta para ajudar a República Tcheca a construir sua rede 5G e expandir sua infraestrutura de energia.
Os tchecos planejam construir três novas usinas nucleares até 2040. Os possíveis licitantes do contrato incluem a empresa americana Westinghouse, a russa Rusatom e a China General Nuclear Power Corp.
Pompeo disse que trabalhar com uma empresa americana seria “uma grande oportunidade para aumentar a segurança energética da República Tcheca e de toda a região”.
Mas Babiš foi evasivo. Ele expressou seu desapontamento com o fato de a China ter investido tão pouco no país, dizendo: “Com todo o respeito aos nossos investidores americanos, quero mais investimentos da China”.
Pompeo viajará para a capital da Eslovênia, Ljubljana, na quinta-feira, seguido por paradas na Áustria e na Polônia. Do site Politico
13 de agosto de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário