"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

POR QUE O FENÔMENO JAIR BOLSONARO CONTINUA SENDO UM ENIGMA PARA OS ANALISTAS POLÍTICOS? ENTENDA.



A coisa mais incrível e desconcertante para o establishment é o fenômeno Jair Bolsonaro. Nunca é demais lembrar que o establishment é aquele grupo de poderosos, ou seja a elite social, econômica, política e legal que controla uma Nação e que determina a ordem ideológica e política.

Grosso modo, o que os brasileiros estão vendo agora em 130 de República é que esse controle do establishment foi pela primeira vez detonado. Ou seja, pela primeira vez na história da República os poderosos estão desesperados na tentativa de retomar o controle da Nação brasileira que a maioria dos eleitores abocanhou no último pleito presidencial.

Pela primeira vez em 130 anos da República nem o aumento do preço da carne, ou da gasolina ou de qualquer outro produto é capaz de tisnar a ligação direta da maioria do povo brasileiro com o Presidente Jair Bolsonaro.

Já fizeram de tudo. Tentaram assassinar Bolsonaro, lançaram toneladas de petróleo no litoral do Brasil, tocaram fogo nas florestas, insinuaram rusgas entre Trump e Bolsonaro, sem falar na profusão de fake news veiculadas na maior cara dura pela grande mídia nacional e internacional.

Em que pese tudo isso, o fato é que o vínculo que une a maioria do povo brasileiro ao Presidente Jair Bolsonaro continua inalterado, e agora parece que cresceu em proporções jamais imaginadas. E não há na história do Brasil nenhum episódio político que se compare com o que está ocorrendo em termos políticos no Brasil. Afinal, pela primeira vez existe uma ligação direta e apoio total e irrestrito ao Presidente Jair Bolsonaro por elevado contingente da população brasileira.

O troço é tão desconcertante que os ditos "intelectuais" da academia e os analistas políticos da mainstream media estão desorientados. Os conceitos e paradigmas que orientavam as análises sociais e políticas parece que derreteram. Não dão mais conta de nomear/interpretar a realidade. A eleição de Bolsonaro mudou tudo porque foi a primeira vez em nossa história republicana que um um líder político chegou à Presidência da República pela decisão única e exclusiva do povo brasileiro. Todas as tramas do establishment não surtiram qualquer efeito para impedir que a vontade popular se consumasse.

Há pouco zapeando pelo Twitter encontrei uma postagem que revela uma realidade que desconcerta o establishment e seus penas alugadas nas academias e na grande mídia. Determinados acontecimentos políticos muitas vezes fazem tábula rasa do repertório de conceitos invocados pelos ditos "intelectuais" e "analistas", mormente aqueles instalados nas academias que eram sempre consultados para explicar determinadas ocorrências. De repente ficaram mudos.

A cena que me refiro está neste filmete postado no Twitter. Vejam:

06 de dezembro de 2019
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário