"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

POPULARIDADE DO PRESIDENTE BOLSONARO CONTINUA CRESCENTE E ATINGE 57%



A percepção positiva do Governo Bolsonaro junto à opinião pública está crescendo. O fato foi detectado por uma técnica digital inovadora chamada de social mining, ou mineração social, que é equivalente a uma pesquisa de opinião tradicional, mas realizada em ambientes digitais.

Um levantamento anterior realizado utilizando esses métodos, e publicado no Crítica Nacional em 12/07, mostrou que a popularidade do Presidente Bolsonaro, expressa pelo coeficiente digital aferido por meio do social mining, era de 54%. O artigo mostrando esse resultado pode ser acessado nesse link aqui.

Um novo levantamento realizado no decorrer da última semana mostrou um crescimento de três pontos nesse coeficiente, que agora está 57%. Isso demonstra que os acontecimentos positivos em relação ao governo prevaleceram sobre aqueles considerados como negativos, gerando um crescimento de expressividade. Comparando com as pesquisas tradicionais, equivale a dizer que houve um aumento de popularidade do governo.

A metodologia de data mining tem a eficiência semelhante a de uma pesquisa tradicional. Porém ela é mais precisa, pois utiliza os meios digitais em vez de empregar as antigas entrevistas com prancheta. O sistema é totalmente digital, sem etapas analógicas, e avalia fluxos de dados para estabelecer um coeficiente digital.

Quando comparado com os estudos analógicos tradicionais, que são as pesquisas comuns realizadas pelos grande institutos mais conhecidos, o número de 57% de aprovação mostra consistência. Isso porque as pesquisas tradicionais desses institutos têm registrado, em média, um percentual na casa 35% de “bom + ótimo” para as avaliações do governo.

Porém, essas mesmas pesquisas demonstraram que o avaliação “regular” também está em torno de 35%. É razoável considerar que uma expressiva parcela do “regular” tenha conotação positiva, de aprovação, projetando um cenário de “aprovação” superior a 50%.

Outro dado que corrobora a consistência desse índice de 57% é a “expectativa de governo” retratada nas pesquisas tradicionais. Esse número tem ficado acima de 50% em praticamente todas elas.

O crescimento converge com outras referências digitais, pois o Presidente Bolsonaro continua registrando crescimento em número de seguidores nas redes sociais: ele já ultrapassou a marca de 30 milhões de inscritos nas principais plataformas), conforme apontou a agência de dados MrPredictions.

A tecnologia de social mining tem demonstrado muita assertividade, e recentemente em casos como o Brexit, a vitória de Donald Trump nas últimas eleições americanas, e a própria eleição de Jair Bolsonaro em 2018, o coeficiente digital se traduziu quase que diretamente em votos recebidos nas urnas.


02 de agosto de 2019
Crítica Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário