"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

MINISTRO DA EDUCAÇÃO DEFENDE REVISÃO SOBRE 1964



Vélez diz que mudará livros didáticos para as crianças terem a ideia verídica do que aconteceu no Brasil durante o ano de 1964.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, disse nesta quarta-feira (3) que “haverá mudanças progressivas” nos livros didáticos distribuídos nas escolas para que “as crianças possam ter a ideia verídica, real” do que aconteceu no histórico ano 1964.

Vélez entende que não houve golpe militar no dia 31 de março de 1964:

“A história brasileira mostra que o 31 de março de 1964 foi uma decisão soberana da sociedade brasileira. Quem colocou o presidente Castelo Branco no poder não foram os quartéis.”

Segundo o Poder360, o ministro da Educação acrescentou:

“Foi a votação no Congresso, uma instância constitucional, quando há ausência do presidente. Era a Constituição da época e foi seguida à risca. Houve uma mudança no tipo institucional, não foi 1 golpe contra a Constituição da época, não.”

Vélez ressaltou que agora caberá aos historiadores fazer “a reconstituição” do passado:

“Haverá mudanças progressivas [nos livros didáticos] na medida em que seja resgatada uma versão da história mais ampla.”

O ministro concluiu:

“O papel do MEC é garantir a regular distribuição do livro didático e preparar o livro didático de forma tal que as crianças possam ter a ideia verídica, real, do que foi a sua história.”


04 de abril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário