"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de março de 2019

EM RESPOSTA ÀS CRÍTICAS DE OLAVO DE CARVALHO, O VICE MOURÃO LHE MANDA 'BEIJINHOS'


O vice-presidente Hamilton Mourão foi irônico ao comentar as declarações de Olavo Carvalho Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo
O vice Mourão é uma reserva moral do país e precisa ser respeitado
Nas últimas semanas o vice-presidente Hamilton Mourão virou alvo principal de críticas de Olavo de Carvalho, guru intelectual dos bolsonaristas, em suas redes sociais. Em sua conta no Facebook, Olavo faz seguidos posts comentando falas do vice-presidente, a quem já chamou de “inimigo do presidente e de seus eleitores” e disse que ele “não estava bem da cabeça”.
Apesar das duras críticas vindas de alguém que tem referência com o público e o eleitor que o elegeu, Mourão tem evitado rebatê-las. Nesta quinta-feira, perguntado pelo Globo se ele se incomodava com as declarações de Olavo de Carvalho, Mourão riu e respondeu: “Beijinhos, pô” — disse Mourão em tom irônico, negando-se a fazer comentários sobre o tema.
PROTAGONISMO – Desde que assumiu a presidência interinamente pela primeira vez — no final de janeiro, quando Jair Bolsonaro viajou à Davos para participar do Fórum Econômico Mundial — o vice-presidente Hamilton Mourão ganhou visibilidade e assumiu um protagonismo importante dentro do governo. 
Se por um lado o presidente Jair Bolsonaro pouco fala com a imprensa e nem sempre emite opiniões sobre assuntos que estão na pauta do dia, por outro lado, Mourão não se omite a falar sobre nada. Suas opiniões fortes e muitas vezes contrárias às do próprio presidente Bolsonaro dividiram opiniões e geraram polêmicas nas redes. 
DIZ CARVALHO – A contrariedade de Olavo de Carvalho, o guru dos bolsonaristas, em relação ao vice-presidente da República, o levou a declarar arrependimento pelo apoio em Mourão, o que ele próprio classificou como uma “burrada” e disse que não se cansaria de pedir desculpas, conforme uma postagem feita no último dia 5 de março:
“O maior erro da minha vida de eleitor foi apoiar o general Mourão. Não cessarei de pedir desculpas por essa burrada” — afirmou Olavo de Carvalho em seu Facebook.  Em outras postagens recentes, Olavo se refere aos comentários de Mourão como “a ética mourânica”. Em um comentário um seguidor pergunta: “A ética mourânica é uma ética comunista, prof. Olavo de Carvalho?” e ele responde, em letras maiúsculas: “Não. É uma ética de MALUCO”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Existem grandes diferenças entre os dois: enquanto Hamilton Mourão se tornou uma estrela em ascensão, hoje Olavo de Carvalho é uma estrela cadente, que vem sendo seguidamente desmascarado, desde que o jornalista Gilberto Dimenstein escreveu em seu blog artigos demolidores sobre o “filósofo”. Mourão é uma reserva moral deste país e como tal deve ser respeitado. Desde os governos de Juscelino Kubitschek, com João Goulart, e de João Figueiredo, com Aureliano Chaves, não se via um vice-presidente com tamanho protagonismo. Quanto a Olavo de Carvalho não é mais nada, apenas um zero à esquerda, como se dizia antigamente. (C.N.)


09 de março de 2019
Karla Gamba

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário