"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

ESQUERDA SE UNE CONTRA PRISÃO DE LULA, MAS AINDA DESCARTA CANDIDATURA ÚNICA

Resultado de imagem para lula preso charges
Charge do Moisés (Arquivo Google)
Líderes da oposição na Câmara dos Deputados afirmaram que os partidos de esquerda devem se unir contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinada pelo juiz Sergio Moro nesta quinta-feira (4), mas descartam candidatura única nas eleições. Segundo o líder do PSOL na Casa, Ivan Valente, o partido tem uma postura contrária à prisão e favorável à candidatura de Lula mesmo tendo lançado candidato próprio ao Planalto, o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) Guilherme Boulos.
“O partido tem posição contrária a essa sinalização de perseguição política e falta de imparcialidade com que a Justiça está tocando o processo do Lula”, afirmou. Ele disse haver “clara pressa” para prender o petista, que teve o habeas corpus negado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta (4).
SEM UNIDADE – Valente, no entanto, não acredita que a prisão unificará a esquerda em torno de uma candidatura única nas eleições de 2018. “O PT mesmo com uma inviabilidade da candidatura do Lula tende a tentar transferir a popularidade para uma candidatura própria”, disse.
Segundo o despacho de Moro, Lula tem até as 17h desta sexta-feira (5) para se entregar à Polícia Federal. Amigo de Lula, o deputado Orlando Silva (PC do B-SP) disse que a tendência é a união da esquerda em torno de Lula, mas disse que ainda é cedo para saber como o grupo se comportará nas eleições.
“Vai radicalizar a cena política do Brasil. O debate será mais sectário. O primeiro impacto é de produzir solidariedade ao presidente Lula. As arbitrariedades aproximam as esquerdas”, afirmou Orlando Silva.
CELERIDADE – O deputado também criticou a celeridade da decisão de Moro e decidiu antecipar sua ida para São Bernardo, onde vive o ex-presidente, para esta quinta-feira (5), para apoiar o ex-presidente. “Fica claro que há uma sanha para que haja um justiçamento do presidente Lula. O próprio STF foi atropelado”, criticou o deputado.
Já os líderes de partidos governistas comemoraram a decisão de Moro. Segundo o líder do DEM, Rodrigo Garcia (SP), a determinação da prisão de Lula mostra que “a lei é para todos”. “Ela mostra que todos os brasileiros têm que cumprir a lei”, disse.
Outros adversários procuraram minimizar o impacto da determinação de prisão de Lula no cenário eleitoral. “Não desestabiliza o processo eleitoral. Escolhemos [nosso candidato à Presidência, Geraldo Alckmin (SP)] antes de sair a decisão. Estamos preparados para o combate”, afirmou Ricardo Tripoli (SP), ex-líder do PSDB na Câmara.

06 de abril de 2018
Angela Boldrini e Daniel Carvalho
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário